Prefeito de Ibirama solicita agilidade no processo de tombamento do prédio Hansahoehe em audiência na FCC

Geral Região

O prefeito de Ibirama, Duílio Gehrke, e o vice-prefeito, Alisson Kufky, acompanhados pelo Deputado Oscar Gutz, estiveram em Florianópolis para uma audiência com a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Teresinha Debatin. Durante o encontro, foi protocolado um ofício solicitando maior celeridade na avaliação do processo de tombamento do prédio Hansahoehe, a pedido da Associação através de seu presidente Dirceu Leite.

O imóvel, registrado no Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos desde 24 de maio de 2022 pela Associação Hansahoehe, atual proprietária do imóvel, possui elevado valor histórico, arquitetônico e cultural. Trata-se de um dos marcos da colonização alemã no Vale do Itajaí e representa um importante patrimônio simbólico da formação social e cultural da região.

A Prefeitura de Ibirama apoia integralmente a iniciativa de tombamento, reconhecendo sua importância não apenas para a história do município, mas também para o fortalecimento da identidade cultural local. Por isso, o ofício solicita que a FCC empreenda esforços para dar celeridade à análise e tramitação do processo.

“A preservação do prédio Hansahoehe é de grande interesse público e essencial para a manutenção da nossa memória histórica”, destacou o prefeito Duílio Gehrke. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a valorização e proteção do patrimônio cultural catarinense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *