Com o objetivo de homenagear os policiais militares que dedicam suas vidas diariamente para proteger os cidadãos catarinenses, o Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) recebeu, nesta quinta-feira, 24, em uma solenidade especial no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral, em Florianópolis, 33 policiais militares.
Dois policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar, o 3º sargento Nilberto (2a CIA PM Ibirama) e o soldado Kamers, foram reconhecidos na cerimônia. Eles foram homenageados pela a atuação exemplar na identificação e prisão do autor de feminicídio e homicídios qualificados.
A cerimônia, intitulada “Café com o Comandante”, ocorre trimestralmente e reúne integrantes dos Comandos Regionais de Polícia Militar (CRPM’s) e unidades especializadas. A iniciativa visa valorizar o trabalho operacional dos policiais na preservação da ordem pública.
Para o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o reconhecimento desses policiais é uma demonstração de que a instituição é a melhor polícia do país. “O enaltecimento desses homens e mulheres, que vêm enfrentando incansavelmente os desafios com bravura e dedicação, serve de exemplo e inspiração para toda a corporação policial militar”, destacou.
As ocorrências de destaque envolveram desde resgates de crianças engasgadas até a captura de criminosos e apreensão de armas e drogas, demonstrando a capacidade operacional e administrativa dos militares em diversas regiões do Estado.
Prestigiaram a cerimônia, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, além de convidados, civis e militares.
Ao final da solenidade, os homenageados receberam elogios pelos atos prestados e participaram de um coffee break em sua homenagem.
Confira os atos realizados pelos militares:
1° CRPM – 3º sargento Xavier, realizou manobra de Heimlich em um recém-nascido engasgado, salvando sua vida.
2° CRPM – 3º sargento Luciano, orientou pessoas por chamada de vídeo para desengasgar um bebê de apenas 16 dias de vida. E o soldado Deivisson Ramos, aplicou um torniquete em vítima com hemorragia, estabilizando a situação até a chegada dos bombeiros.
3° CRPM – cabo Wanderlei, cabo Barth, cabo Alex e soldado Del Canale, localizaram três homens envolvidos em um caso de triplo homicídio, apreendendo armas e drogas.
4° CRPM – cabo Elodir e soldado Thiago, prenderam um homem por homicídio tentado e outros crimes. Na ocasião o cabo Elodir ainda foi ferido durante a abordagem.
5° CRPM – cabo Struck e soldado Boncewicz, prenderam quatro suspeitos em uma operação de homicídio que se estendeu até a divisa com o Paraná. E a 3º sargento Fernanda, conduziu o programa Rede Catarina, conciliando funções administrativas e como membro do conselho dos direitos das mulheres.
6° CRPM – 3º sargento Alexandre, promoveu ações comunitárias e palestras, destacando a importância da polícia na prevenção criminal.
7° CRPM – 3º sargento Nilberto e soldado Kamers, identificaram e prenderam o autor de feminicídio e homicídios qualificados.
8° CRPM – 3º sargento Ferreira, atuou como psicólogo, focado na saúde mental dos policiais, prevenindo problemas emocionais. E o cabo Portinho, destacou-se no trabalho de cinotécnico, aprimorando os resultados do canil do 5º BPM.
9° CRPM – cabo Muller e cabo De Bortoli, recuperaram dois veículos furtados, agindo de forma ágil e proativa.
10° CRPM – 2º sargento Luiz, 3º sargento Silveira, cabo Beltrami e cabo Dionei, prenderam dois criminosos e desmantelaram uma organização envolvida em furtos de veículos.
11° CRPM – cabo Müller, cabo Schiessl, cabo Kreich e cabo Schmidt, prenderam um homem com mandado de prisão ativo, apreendendo arma, munições e drogas.
12° CRPM – cabo Vaz, controlou um homem em surto psicótico durante um voo, mantendo a segurança dos passageiros.
Comando de Missões Especiais (CME) – 1º tenente Flach e 3º sargento Steffen, representaram a PMSC no Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública (Enavseg) 2024, destacando-se em competição de tiro.
Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) – 3º sargento Arruda e 3º sargento Elias, demonstraram dedicação na proteção ambiental e inteligência policial, com grandes resultados.
Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv) – subtenente Sales, conduziu programas de educação no trânsito, impactando mais de 20 mil pessoas.