Pneus velhos viram arte nas mãos de morador de Presidente Getúlio

Geral

Além dos tracionais vasos, ele confecciona diversos itens e gera renda a partir de produtos que iriam para lixo

Marcelo Zemke

Pneus velhos e usados são os materiais que dão asas à imaginação e à criatividade e viram objetos de decoração para casas, jardins e até poltronas para varandas e áreas de festa.  Nas mãos do artesão Charles Alves de Souza, 46 anos, de Presidente Getúlio, eles ganham forma e depois de alguns dias de trabalho, estão prontos para serem comercializados.

Além dos tracionais vasos, ele confecciona diversos itens e gera renda a partir de produtos elaborados com materiais que poderiam ser descartados incorretamente. A borracha velha acaba virando tucanos, araras, motos, pufs e até coelhos para a decoração de Páscoa. “Uma cliente mandou fotos de um coelho de pneus, que viu na internet e acabei fazendo”, demostra.

Charles conta que começou a trabalhar com pneus aos 12 anos de idade e com o tempo foi aprimorando a técnica, fazendo novos objetos e cada vez maiores e com mais detalhes. Ele leva em torno de torno de uma semana para elaborar as peças, que começam pelo corte, molde e são finalizadas na pintura.  “Os pneus comuns eu consigo em borracharias da região, já os radiais, um amigo consegue para mim. As poltronas, por exemplo, são vendidas em um jogo de quatro e mais uma mesinha de centro, também feita de pneus”.

Natural da cidade de Mãe do Rio (PA), ele diz ter vindo para região para mostrar seu trabalho de artesão, mas no começo foi difícil, pois não encontrava os pneus que precisava. Ele conta que pensou em desistir, até mudar de ideia ao encontra um emprego na cidade e ser convencido pela filha a ficar.

Os trabalhos são feitos nas horas vagas, já que ele trabalha em um frigorífico em Presidente Getúlio. “Estou há três anos em Presidente Getúlio. Vim a pedido de minha filha e consegui o primeiro emprego com carteira assinada”, revela.

Os valores das peças variam. Os pássaros, que são bastante procurados por clientes, ficam no valor em R$120 a R$150. “Minhas filhas anunciam e logo vendem.

Quem quiser conhecer o trabalho de Charles ou encomendar pode entrar em contato pelo WhatsApp (47) 99190-3559.

Sustentabilidade

Se descartado de forma incorreta, o pneu pode causar grandes problemas, como servir de criadouro para insetos transmissores de doenças, especialmente a dengue. E a média de decomposição é de cerca de 600 anos.

Diante disso, o artesanato com esse tipo de material é uma ótima forma de contribuir com a produção de menos lixo no mundo e, consequentemente, com a sustentabilidade do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *