Para tentar evitar novos acidentes na alça de acesso à SC-108, recém-inaugurada no Complexo Viário da Mafisa, em Blumenau, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) utiliza fogo e cones como sinalização preventiva. Durante a noite, latas com combustível, iluminaram o traçado para conduzir os motoristas em segurança.
Desde a abertura do complexo no dia 17 de agosto, foram registrados nove acidentes no entroncamento da BR-470 com a SC-108, sendo que seis condutores chegaram a cair na ribanceira que fica do outro lado da rodovia estadual.
“Esses acidentes estão intimamente ligados a essa alteração por uma questão de adaptação e até mesmo melhorias da sinalização. Fizemos alguns contatos e já foram implementadas algumas sinalizações horizontais e verticais”, explica o primeiro-tenente da PMRv Leonardo Pires Oliveira.
Segundo a PMRv, no início da manhã, as latas são retiradas do local. “A nossa preocupação maior foi com a véspera do feriado e o feriado, em que foram feitos plantões para viabilizar a sinalização durante a noite e madrugada”, disse Oliveira.
A chama improvisada geralmente é adotada em trechos com obras onde há risco iminente de acidentes e foram monitoradas pela equipe do
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/9/c/5zgEecSiSdAPMOQduU1A/complexo-mafisa.jpg)
Fogo foi utilizado para orientar motoristas — Foto: Reprodução/ NSC TV
Ainda de acordo com o primeiro-tenente foi feita a regulamentação com relação à velocidade na alça de acesso, algumas placas relacionadas à preferência e pare.
“Algumas providências ainda serão tomadas a partir do contato que fizemos com a empresa responsável pelas obras no local”, afirma o primeiro-tenente da PMRv.
A mediação foi feita por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e também da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, conforme Oliveira.
A reportagem procurou o departamento, mas até esta publicação não obteve retorno.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/q/J/xqWL9sRpqvBYLMTLFtUA/trevo-mafisa.jpg)
Trevo da Mafisa em Blumenau — Foto: Reprodução/ NSC TV
Ainda de acordo com o policial, durante a semana são esperadas a instalação de novas placas. “Estamos em período de adaptação a esse novo trevo do Mafisa, mas é muito importante que o condutor obedeça as sinalizações de trânsito e principalmente tenha prudência no acesso à SC-108”, disse.
Fonte: G1 SC