Comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar fala sobre efetivo, ações ostensivas e combate ao crime na região

Marcelo Zemke
Santa Catarina tem, proporcionalmente, o menor efetivo da Polícia Militar do Brasil, mas ainda assim é considerado o estado mais seguro do país. Apesar disso, o estado figura como o mais seguro do país, resultado de um conjunto de fatores como tecnologia, cultura da população, economia e escolaridade.
A afirmação é do comandante da 2ª Companhia da PM de Ibirama do 13ºBPM, 2º Tenente Thiago dos Santos Piva, que destacou as ações ostensivas e o combate ao tráfico de drogas como prioridades na região do Vale Norte.
Em entrevista, o comandante trouxe importantes informações sobre o trabalho da corporação no Vale Norte. ” Aqui na região do Vale Norte, nós temos algumas ações pontuais que têm sido desencadeadas visando aumentar a ostensividade”, adiantou.
Sobre as ações ostensivas, o comandante destacou que, na região, a Polícia Militar tem realizado operações pontuais para aumentar a presença nas ruas. “A ideia é reforçar a visibilidade e a dissuasão criminal, com fiscalização de trânsito e presença massiva da polícia, já que o crime anda sob rodas”, afirmou, ressaltando a importância das abordagens de veículos.
Tráfico de drogas
O tráfico de drogas continua sendo uma preocupação constante para a PM. Além do trabalho preventivo, como o PROERD — presente nas escolas desde 1998 —, a corporação atua de forma repressiva. “Só na área da 2ª Companhia, de 2023 para cá, tivemos 12 prisões em flagrante por tráfico de drogas, resultado de ações de inteligência e operações conjuntas com a Polícia Civil, o Poder Judiciário e o Ministério Público”, ressaltou o comandante PM.
Em relação às aposentadorias e transferências de policiais, o comandante reconheceu o impacto, mas afirmou que a instituição já trabalha para suprir as demandas.
Em dezembro do ano passado, 600 novos policiais militares foram formados, sendo que 7 deles já atuam na região. Além disso, em março deste ano, mais 500 alunos-soldados iniciam formação, com previsão de conclusão até o final do ano, sem contar os 110 alunos oficiais em curso.
Por fim, o comandante Thiago dos Santos Piva agradeceu o apoio da comunidade e ressaltou que a Polícia Militar segue à disposição da população.
