Uma equipe com seis pilotos de Ibirama está em Sapiranga, RS, participando de um dos maiores campeonatos de downhill do mundo. Maxian Prachthäuser (categoria Júnior), Lucas Borba (Elite), Ruan Guilherme D’avila Baumgart (Rígida) e as meninas, Bruna Ulrich (Elite) e Ana Xavier (Elite), integram a equipe ibiramense que disputa o Panamericano, competição organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo, em conjunto com Confederação Panamericana de Ciclismo, Secretaria de Esportes de Sapiranga, Federação Gaúcha de Ciclismo e Radical Sports.
Receba as notícias da Rede Vale Norte no seu WhatsApp. Clique aqui.
O evento é sediado nas pistas da Villa Paiva, no Morro Ferrabraz, a 779 metros de altitude. Na ocasião, atletas de 11 países disputarão o título de suas respectivas categorias. Desde quinta-feira, os pilotos estão na cidade para conhecer os desafios da pista. Nesta sexta-feira as competições iniciam e já acontecem as tomadas de tempo, que definirão os finalistas. As finais, portanto, serão no sábado e no domingo, 25 e 26, respectivamente.
De acordo com o piloto ibiramense, Lucas Borba, que foi bronze na última edição, realizada na Argentina em 2019, a chuva dos últimos dias tornou a competição muito mais técnica. “Pistão e lama”, definiu o piloto, sempre favorito ao pódio. A pequena notável, Ana Xavier, comemora a primeira participação na competição. “O Panamericano é um dos maiores eventos esportivos do downhill e estou muito feliz em participar pela primeira vez desta competição”, comemorou.
Bruna Ulrich, uma das favoritas a medalha de ouro, está bastante otimista, apesar das dificuldades da pista. “Por causa da chuva, as condições da pista estão bem complicadas. Muita lama e muita bike andando, a cada descida temos uma pista diferente”, explicou.
O evento contará com categorias oficiais e extras. Nas oficiais masculinas, temos: Elite, acima de 19 anos; Junior, 17-18 anos; Juvenil, 15-16 anos; Sub-30, 19-29 anos; Master A1, 30-34 anos; MasterA2, 35-39 anos; Master B1, 40-44 anos; Master B2, 45-49; Master C1, 50-54 anos; Master C2, 55-59 anos; Master D1, 60-64 anos; Master D2, 65 anos em diante.
Já no feminino, as categorias são divididas em três: Elite, acima de 19 anos; Junior, 17-18 anos; Master, acima de 30 anos. Por fim, os extras vão de 12 a 70 anos em 5 modalidades, Sub-23, Veterano, Estreante, Rígida e Infanto.
A equipe ibiramense de downhill recebe apoio financeiro da Prefeitura de Ibirama, por meio da Comissão Municipal de Esportes.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling – Jornalista SC 03532-JP