Mais seis agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Santa Catarina voltaram a ter perícias médicas nesta terça-feira (22), segundo a Associação Nacional dos Peritos. No entanto, teve quem enfrentou dificuldades no atendimento geral. Todas as perícias devem ser agendadas pelo aplicativo MEU INSS ou pela central telefônica 135.
Izaira da Silva Santos, por exemplo, procurou a agência de Itajaí, no Vale. Ela conseguiu atendimento na perícia, mas teve problemas com a documentação e na própria agência pediram que ela deveria ligar no 135, o que não conseguiu. Após sofrer um acidente, ela foi aposentada por invalidez, mas teve o benefício cortado e está buscando o INSS para voltar a receber.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/2/9/itQdppRS6s6UwAqSuGxg/whatsapp-image-2020-09-22-at-15.37.00.jpeg)
Moradora de Itajaí conseguiu perícia, mas não conseguiu atendimento para resolver documentos — Foto: NSC TV/Reprodução
“O médico mandou ir no balcão para atualizar uma pendência. No balcão disseram que era para eu ligar no 135. Fiquei quase uma hora para ser atendida e a mulher disse no telefone que tem de ser na agência. Aí aqui disseram que não tem ninguém para resolver este cadastro, que é no telefone. Estou com este problema na cabeça e fico andando de um lado para outro”, relatou emocionada à reportagem da NSC TV.
Com a pandemia, as perícias foram suspensas em todo país em março e estavam programadas para retornar no dia 14 de setembro, mas com um impasse entre médicos peritos e INSS por causa das condições dos locais de trabalho, acabaram atrasando uma semana em todo país.
Com isso, muitos trabalhadores procuraram as agências mesmo com agendamento e não conseguiram atendimento. Outros relataram problemas com o 135.
Perícia em 12 agências
Segundo a associação dos peritos, 12 agências que estavam aptas a receber os assegurados para as perícias estão com atendimento nesta terça-feira. Já o INSS confirmava até as 13h o retorno em sete delas.
Além de Itajaí, há atendimentos de perícia médica, segundo a associação dos médicos, em agências de Brusque e Blumenau, no Vale do Itajaí, em São José e Biguaçu, na Grande Florianópolis, Imbituba, no Sul do estado, Joinville, no Norte, Itapema, no Litoral Norte, Lages, na Serra, e Chapecó, Campos Novos e Videira, no Oeste.
Atendimento sem perícia em outros locais
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/5/A/myPBJgTd66OVSv9xnHNg/pericia-em-florianopolis-nao-voltou-em-setembro.jpg)
Agência do INSS de Florianópolis, que ainda será vistoriada, não teve procura dos trabalhadores nesta segunda — Foto: Diorgenes Pandini/NSC
Em todo estado são 62 agências do INSS e 34 delas retomaram os atendimentos presenciais na semana passada, mas sem perícia. O serviço com os médicos voltou na segunda-feira (21) em seis agências e em mais seis agências nesta terça, segundo a associação de médicos.
Há possibilidade de uma outra agência ser aberta para perícia em Florianópolis. Segundo o INSS, por meio da assessoria de imprensa, quatro consultórios foram adaptados. Uma vistoria foi feita na unidade do centro de Florianópolis que precisa da autorização da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. No local, os médicos devem fazer 96 atendimentos diários.
Mas, de acordo com a Associação Nacional dos médicos peritos, a maior parte das agências não possuía condições sanitárias. Desde a semana passada, as unidades do INSS estão passando por readequações.