Duílio disse estar motivado para ingressar novamente na gestão pública
Marcelo Zemke
Como em todo ano eleitoral, tradicionalmente, o JVN abre espaço para ouvir todos os pré-candidatos e suas propostas. À medida que o período eleitoral avança, os eleitores aguardam ansiosos por mais detalhes sobre os nomes e as ideias que moldarão o destino de sua cidade. O primeiro nome ouvido na Rede Vale Norte foi Duílio Gehrke (PSD), que avaliou a pré-candidatura à Prefeitura de Ibirama.
Ele refletiu sobre os diversos desafios que a comunidade enfrenta. “Ao andar na rua, acabo conversando com o eleitor e é natural, quando se chega ao final de um mandato, se especular quem são os pré-candidatos e nessas conversas, a gente acaba sendo estimulado para voltar para a política”, disse.
Duílio disse gostar de política e estar motivado para ingressar novamente na gestão pública. Conforme ele, o conceito de política é cuidar da comunidade. “Durante estes 12 anos que fiquei como secretário de Saúde, prefeito e vice-prefeito, aprendi a cuidar do cidadão ibiramense e, gostaria de continuar, pois há muita coisa por fazer ainda. Algumas mudanças devem ser feitas para que as pessoas tenham acesso à Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social”, pontuou o pré-candidato.
Por ter formação voltada em gestão, ele disse que isso o possibilita a ocupar o gabinete de prefeito no Centro Administrativo Ivo Müller. “É claro que isso será decidido lá na frente pelo eleitor. O município precisa de um gestor para organizar este time de 700 a 800 colaboradores. Eu tenho uma formação voltada para administração. Depois fiz várias especializações na área de contabilidade, finanças, auditoria, depois acabei de ser é professor. Acabei fazendo mestrado também em gestão Moderna de negócios. E a questão de administrar, ela faz parte do meu dia a dia”, elencou.
Ao falar das gestões anteriores em frente ao Executivo de Ibirama, ele disse que a corrupção acabou se instalando, trazendo com isso uma série de prejuízos aos munícipes. “Não estou fazendo julgamentos, mas o próprio secretário de administração que ocupou a prefeitura, disse em depoimento que a corrupção se instalou há três mandatos e ela continuou até o ano passado. Esse problema vai aflorar na hora das apresentações das propostas no período eleitoral. A corrupção precisa ser eliminada dentro do serviço público”.
Ao falar sobre as bandeiras, o pré-candidato disse defender os princípios da direita. “Tenho como princípios a família, pátria, Deus e respeito ao individualismo e aos direitos do cidadão. Gostaria que esta bandeira estivesse presente na prefeitura”.
Ao encerrar, ele disse que a cidade carece de planejamento para ações a longo prazo.
Vereadores
A bancada do Podemos da Câmara de Vereadores de Ibirama, Ayres Petersen, Alceu Tambani e Saulo Fonseca fizeram um balanço de suas ações e declaram apoio à pré-candidatura de Duílio Gerhke. “Não estamos arriscando, pois temos certeza do trabalho dele, pois acompanhei em outras gestões”, disse Tambani.
Ayres Petersen disse que a renovação evita comodismo. “Duílio tem experiência e fez uma gestão voltada na ética”, declarou.
Saulo elencou três tópicos, sendo eles a democracia, autonomia e qualificação. Conforme ele, além de qualificação, por já ter sido prefeito de Ibirama, Gerhke dará liberada ao poder legislativo. “Defendo a pré-candidatura nestes três alicerces, na democracia, por causa do pluralismo político, na autonomia, por causa da independência dos poderes, onde o legislativo vai poder fiscalizar independentemente, e na qualificação, pois sabemos que ele vai poder administrar independentemente”.