Pão de Casa de Ibirama produz artesanalmente em forno a lenha e entrega produtos em nove municípios da região

Geral

Alimento milenar e democrático, os pães estão em todas a mesas e na maioria das refeições do dia, desde o café da manhã, até o lanche ou jantar. Há um bom tempo que pães artesanais são o diferencial no mercado e ter diariamente na mesa um pão de forma fresquinho e assado no forno a lenha é privilégio dos moradores da região.

Receba as notícias da Rede Vale Norte no seu WhatsApp. Clique aqui.

Com receita tradicional, os pães caseiros de aipim e fubá – além de cucas e pães integrais, produzidos pela Pão de Casa de Ibirama, estão entre os mais procurados nas prateleiras dos mercados, que chegam ainda quentinhos nas embalagens para a venda. Para atender esta demanda, são produzidos cerca de 1.500 pães por dia pela microempresa.

Além do forno a lenha, a receita caseira traz como resultado um alimento mais leve e saudável e com mais sabor, porém com curto prazo de validade, pois é um pão sem conservantes, e deve ser consumido em poucos dias, assim como os feitos em casa, que são bastante populares e possuem até aspecto cultural na região.

Conforme o empreendedor Maicon Gonçalves, a produção começou tímida, com apenas dez pães por dia no forno da própria casa. “Como todas as empresas, começamos pequenos, com dez pães de forma por dia, com muita fumaça em um pequeno forno a lenha que havíamos adquirido. Dali adiante, fomos crescendo, pois as pessoas gostaram do produto. Hoje estamos com dois anos de produção e com o total de 1.500 pães assados por dia”, revela.

A produção, que antes era vendida de porta em porta, passou a alcançar um público maior com a venda em estabelecimentos comercias. “Vimos a oportunidade de colocar nosso produto em mercados e mercearias e com isso a produção foi aumentando”.

Atualmente, além de Ibirama, os pães são entregues em nove cidades da região: Apiúna, Presidente Getúlio, José Boiteux, Rio do Sul, Ituporanga, Aurora, Lontras e Agronômica. “Temos fornecido nossos produtos também nas padarias, dando oportunidade aos estabelecimentos focarem sua produção em outros produtos”, disse Maicon.

 

Produção com qualidade

Além da farinha, a escolha dos demais produtos também faz o diferencial dos pães. O segredo de um bom padeiro são os melhores ingredientes, que proporcionam o melhor desenvolvimento da massa e conferem a melhor textura, aroma, sabor e coloração.

Para Maicon, o consumidor tem buscado cada vez mais produtos de qualidade e a marca atende este seguimento. “Usamos somente a polpa do aipim, sendo a parte nobre e que dá o gosto acetinado. Usamos também em todos os nossos pães o trigo profissional. Temos muitos elogios dizendo que a nossa massa é molhadinha. Usamos este tipo de trigo para fazer o pão com 120% de umidade e se não usarmos um trigo de qualidade, não conseguiríamos acrescentar muita água sem desandar”, explica.

Outro diferencial da marca é possui produtos 100% naturais, sem acréscimo de conservantes, realçadores de sabor e outros ingredientes.“Nosso pão é natural, e dura cerca de cinco ou seis dias sem mofar, diferente de outros pães industrializados que duram meses e muitas vezes ingerimos estes conservantes. Já o que é natural faz bem para a nossa saúde”, avalia.

A produção de pães artesanais é criteriosa. Um dos diferenciais de um produto artesanal é a seleção acertada dos ingredientes. Por isso, a avaliação dos fornecedores da matéria-prima a ser utilizada é essencial. “Também temos também o pão de fubá que é feito com o fubá produzido em uma atafona aqui de Ibirama”, avalia.

Além disso, o capricho e a higiene também são fundamentais para um produto de alto padrão, o qual necessita de qualidade em todas as etapas do processo de produção.

Além dos pães, são produzidos sete sabores de cucas. Para revender os produtos, o telefone de contato é (47) 99257 8248.

Por Marcelo Zemke Rede Vale Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *