A circulação do transporte coletivo urbano nas cidades de São José, Palhoça e Biguaçu, na Grande Florianópolis, deve ser retomada na próxima segunda-feira (8). Em Florianópolis o retorno deve ocorrer em 17 de junho. Já no Oeste catarinense, em Concórdia, cidade com mais casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina, e com 10 mortes, não há data para a retomada dos ônibus.
A circulação do transporte coletivo municipal, intermunicipal e internacional, além de fretados e de turismo, está suspensa em Santa Catarina desde 17 de março.
Esta semana o governo catarinense autorizou que as cidades retomem o transporte municipal e intermunicipal a partir da próxima segunda (8), seguindo regras que levem em consideração o número de casos e mortes por Covid-19, além da taxa de ocupação em leitos de terapia intensiva e de transmissão do coronavírus. Em todo estado são mais de 10 mil casos da doença, incluindo 152 mortes.
“A pauta que está discussão nas nossas equipes de enfrentamento e essa possível retomada do transporte coletivo dificilmente vai voltar na segunda-feira”, disse o prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco (PSDB). “Durante a semana que vem é que vamos fazer esta análise toda”.
Entre os motivos estão a realização de testes dos trabalhadores do transporte coletivo, além de ser necessário definir como vai ser a desinfecção de ônibus e outros critérios de segurança. O retorno do transporte intermunicipal na região também será avaliado.
Nesta tarde o prefeito de Concórdia e outros da região devem se reunir e conhecer a plataforma de regionalização anunciada pelo Governo de Santa Catarina.
Grande Florianópolis

Transporte coletivo em São José, Palhoça e Biguaçu voltam a circular na segunda-feira (8)
As prefeituras de São José, Palhoça e Biguaçu, na Grande Florianópolis, anunciaram que os ônibus voltam a circular na cidade na próxima segunda.
O transporte vai funcionar de segunda a sexta com horário de sábado. Aos sábados, vai circular com horário de domingo, e no domingo o serviço não vai funcionar.
Os coletivos não poderão entrar no território de Florianópolis, mesmo que muitas linhas tenham o Centro da capital em seu itinerário original, porque o transporte na cidade foi autorizado pela prefeitura somente a partir de 17 de junho, incluindo intermunicipal.
Participaram da reunião que definiu o retorno nas três cidades na noite de quarta-feira (3) os prefeitos, secretários municipais de Saúde, procuradores e representantes das empresas que fazem o transporte municipal e intermunicipal.
Regras

Transporte coletivo de São José deve voltar a partir de 8 de junho
Cada prefeitura deve publicar até sexta-feira (5) um decreto com as regras para o funcionamento do transporte público, que incluem uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e capacidade de 50% nos ônibus. Os passageiros devem ocupar os assentos indicados para manter o distanciamento.
Na reunião ficou definido que as empresas devem fazer uma ação conjunta para testar todos os colaboradores que vão estar trabalhando nas linhas. O transporte de idosos fica proibido.
Veja como vai funcionar o transporte coletivo em Florianópolis
Outras cidades catarinenses anunciaram o retorno do transporte coletivo urbano municipal também para a próxima semana, como Blumenau, Lages Tubarão, Criciúma e Joinville. Em todos os locais o uso de máscaras será obrigatória, além da disponibilização de álcool em gel nos coletivos.
Fonte: G1 SC