Oficinas profissionalizantes oferecem oportunidades de preparação para o mundo do trabalho aos estudantes de Ibirama

Geral

Oficinas acontecem para adolescentes da EEB Gertrud Aichinger

Marcelo Zemke

Após  

a vida escolar, muitos jovens passarão a enfrentar um mundo repleto desafios e oportunidades na busca do primeiro emprego e ingresso no mercado de trabalho. Este tema foi ofertado em oficinas profissionalizantes para adolescentes da EEB Gertrud Aichinger em Ibirama.

As atividades do projeto Preparação ao Mundo do Trabalho, da OLAKUNDE- Associação Educacional de Formação Intercultural Cidadã contemplaram turmas Ensino Médio preparando-os para atuar no mundo do trabalho de forma assertiva, ampliando competências necessárias para sua aprendizagem prática, teórica, comportamental e social.

Na terça-feira, 08, os estudantes acompanharam uma oficina sobre educação financeira. Conforme a professora Laís Otto, o tema é de grande importância para o jovem que busca crescimento dentro da área de trabalho, sem ter um descontrole financeiro. “Foi abordado a educação financeira. O aluno precisa saber o como se organizar financeiramente para continuar se desenvolvendo para que a empresa tenha uma evolução deste profissional dentro da área de trabalho”, explicou.

O curso assume a importância de colaborar para formação de jovens conscientes e críticos de seu papel profissional, bem como, para o fortalecimento de atitudes proativas a partir da autonomia e dos princípios de colaboração coletiva. O projeto está estruturado em 14 encontros por turma, incluindo oficinas profissionalizantes, orientação para elaboração do trabalho final, elaboração de currículo para a primeira entrevista, e um encontro para a sua autoavaliação. Na programação, consta ainda a sessão solene de formatura e apresentação dos trabalhos finais.

Para as alunas, Giovana Garcia e Gabriela Aoki,  as oficinas trouxeram um novo entendimento financeiro e pessoal. “Estou gostando, pois são conteúdos que vamos usar bastante em nossa vida. Geralmente são conteúdos que não são ensinados na sala de aula” disse a estudante Giovana. Para Gabriela Aoki, o aprendizado pode ser levedado para toda a vida. “Amadurecemos, tanto na forma pessoal como educacional. As oficinas demonstram várias formas de valores para a vida”.

A educadora Shirlei Silva, da OLAKUNDE, conta que a proposta do projeto estimula as múltiplas habilidades para sua autorrealização profissional. Com carga horária total de 160 horas, todos os estudantes que atingirem 75% de frequência, receberão certificado. “Este é o nosso primeiro projeto para a preparação ao mundo do trabalho. Ele é bastante significativo, pois trabalha a autorrealização profissional. São 14 oficinas e eles passaram por entrevistas de emprego. A Aciibi virá aqui e eles passarão por este momento”, disse.

A reportagem completa pode ser conferida no facebook da Rede Vale Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *