Atualmente, cerca de 65% da obra iniciada em 2022, está concluída

Marcelo Zemke
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ibirama está passando por um momento marcante com a conclusão de 65% das obras de sua nova sede, localizada na Rua Guarani. A diretora Fabiani Tenfen Soberanski, que retornou à instituição após seis anos, compartilhou os avanços e desafios dessa jornada, destacando a importância da continuidade do trabalho e o comprometimento com o atendimento de qualidade para as pessoas com deficiência.
A APAE de Ibirama foi fundada em 2009, e iniciou seus atendimentos em 2012. Desde o começo, a ideia de ter uma sede própria foi um sonho para a instituição. “Quando começamos, nossa estrutura era bastante limitada. A sede própria foi sempre um sonho, algo que nós, com a ajuda de nossos colaboradores e da comunidade, conseguiríamos conquistar. Em 2018, conseguimos o terreno da Prefeitura de Ibirama e começamos a obra”, explicou Fabiani.
Atualmente, a APAE atende cerca de 160 alunos, um número que não para de crescer. “No começo, éramos 42 alunos, mas hoje já são 160, e a necessidade de mais espaço é crescente”, comentou. Com 65% da obra concluída, a nova sede é vista como um grande marco para a instituição. “A obra está parada por enquanto, mas não paramos de trabalhar. Estamos aguardando os recursos necessários para finalizar a sede ainda em 2025”, afirmou Fabiani, destacando que o projeto vai além das paredes da escola. “Estamos pensando em algo maior, que envolva atividades esportivas, culturais e de lazer para os nossos alunos e suas famílias”, disse ela, referindo-se à construção de ginásios e pistas de atletismo, além de outros espaços de inclusão.
A diretora enfatizou a importância das parcerias no funcionamento da APAE. A Prefeitura de Ibirama tem sido uma grande aliada, oferecendo transporte e apoio financeiro, mas Fabiani sabe que isso não é o suficiente. “A APAE, por si só, não consegue se manter. O custo dos serviços é alto, e a ajuda das parcerias é essencial. Precisamos de mais apoio para poder continuar oferecendo o melhor para nossos alunos”, destacou.
Com recursos limitados, a instituição se dedica a buscar apoio de deputados, empresas e outros aliados. “Nosso trabalho é árduo, mas sabemos da importância do que fazemos. Não podemos parar”, afirmou Fabiani.
A APAE conta com uma equipe multidisciplinar de atendimento clínico, pedagógico e administrativo. A prefeitura cede o atual espaço utilizado pela entidade, como também, transporte escolar gratuito.
Novos projetos e visão para o futuro
A APAE de Ibirama está cada vez mais focada na inclusão e no fortalecimento da comunidade. “Além da construção da nossa sede, estamos trabalhando em projetos culturais e educativos, como o ‘Cordel Encantado da APAE’, que visa levar a cultura nordestina para os nossos alunos, incentivando o aprendizado e a expressão”, disse a diretora. Fabiani também falou sobre o futuro dos alunos. “Estamos pensando muito no envelhecimento saudável dos nossos alunos, para garantir que eles continuem a ter uma vida digna e participativa, mesmo quando atingirem a terceira idade”, explicou.
Outro projeto importante é o apoio contínuo às famílias. “As famílias das pessoas com deficiência precisam de muito apoio. Sabemos que o cuidado diário exige muito, e estamos aqui para ajudar, oferecendo recursos, orientações e a certeza de que juntos podemos fazer a diferença”, afirmou.
A APAE de Ibirama segue com um plano de expansão e fortalecimento, não apenas através da construção de uma nova sede, mas com o foco em garantir que seus alunos tenham uma educação inclusiva, culturalmente rica e com uma perspectiva de futuro. “Estamos buscando transformar a realidade da APAE e garantir que nossos alunos tenham todas as oportunidades para se desenvolver e ter uma vida plena”, concluiu a diretora.