O número de casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina subiu para 149. O governador Carlos Moisés (PSL) apresentou os dados em coletiva na noite desta quinta-feira (26). Ele também comentou a primeira morte pela doença Covid-19, provocada pelo vírus, no estado. A vítima foi um idoso de 86 anos.
Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
Primeira morte
O idoso de 86 anos que foi o primeiro paciente a morrer em função do novo coronavírus em Santa Catarina morava em uma casa de repouso em Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, havia menos de uma semana quando foi internado no Hospital Regional de São José, na mesma região, por causa da doença. A família afirma que ele não apresentava sintomas da Covid-19.
O governador confirmou a morte dele às 23h59 de quarta (25). A vítima morava anteriormente em Porto Belo, no Litoral Norte, e tinha sido levado por um dos filhos para a casa de repouso no último dia 18. Conforme o dono do estabelecimento, ele não apresentava os principais sintomas da Covid-19, mas reclamava de dores nas costelas, devido a fraturas sofridas dias antes.
O filho que levou o idoso até o local disse à NSC TV que três irmãos se revezavam para cuidar do pai e que, devido a dificuldades para esse cuidado, não tiveram outra saída a não ser levá-lo para esse espaço de convivência.
Esse filho, que tem mais de 60 anos, disse que o primeiro atestado não apontava que a morte tinha sido causada por coronavírus, que o pai não havia tido contato com ninguém que esteve no exterior, e que agora a família está isolada em função da doença.
Fonte: G1 SC