O número de casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina subiu para 235, divulgou o governo do estado na noite desta terça-feira (31) em coletiva. O estado tem duas mortes. Durante a coletiva, o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, afirmou que o Laboratório Central (Lacen) do estado está sem kits para fazer testes.
“O Ministério da Saúde nos informou que ia entregar kits na data de hoje [terça], não foram entregues. Temos uma previsão de entrega no dia de amanhã [quarta]”, disse Zeferino. “Nós dependemos neste momento do Ministério da Saúde por uma questão de contratação do laboratório que nos fornece os insumos, não somente para nós, mas para todo o país”, completou. O estado comprou 50 mil testes.
“Por conta disso, acabamos identificando um novo laboratório que tem capacidade operacional de produzir, à exceção do que está sendo feito lá pelo laboratório contratado no ministério, para que nós tenhamos 4 mil testes, nós já estamos adquirindo. Obviamente que esse laboratório precisa produzir esses quantitativos para que nós tenhamos aqui no estado e não tenhamos descontinuidade no processo de análise das amostras que chegam ao Laboratório Central”, explicou.
O governo publicou na noite de segunda (30) o decreto que prorroga até o dia 7 de abril as medidas de isolamento e restrição social.
Também na noite de segunda-feira, a segunda morte pela doença Covid-19 no estado foi confirmada. A vítima foi o empresário Mário Roberto Borba, de 68 anos, que estava “em quarentena total” após fazer uma viagem aos Estados Unidos com a família, conforme informado por sua assessoria pessoal na manhã desta terça.
As cidades com casos confirmados são:
- Antônio Carlos – 1
- Balneário Arroio do Silva – 1
- Balneário Camboriú – 9
- Blumenau – 19
- Braço do Norte – 12
- Brusque – 3
- Camboriú – 7
- Canelinha – 1
- Chapecó – 5
- Criciúma – 17
- Florianópolis – 58
- Gaspar – 2
- Gravatal – 3
- Içara – 1
- Imbituba – 5
- Indaial – 1
- Itajaí – 18
- Itapema – 2
- Jaguaruna – 2
- Jaraguá do Sul – 3
- Joinville – 14
- Lages – 1
- Laguna – 1
- Navegantes – 3
- Papanduva – 2
- Pescaria Brava – 1
- Pomerode – 1
- Porto Belo – 4
- Rancho Queimado – 2
- São Francisco do Sul – 1
- São José – 10
- São Lourenço do Oeste – 1
- São Ludgero – 1
- São Pedro de Alcântara – 1
- Siderópolis – 2
- Tijucas -1
- Timbé do Sul – 1
- Tubarão – 9
- Urussanga – 1
- Outros estados: 5
- Outros países: 3
Na segunda, foram divulgados 219 casos confirmados. O aumento em relação a esta terça é de cerca de 7%. Com duas mortes, a letalidade da doença Covid-19 em Santa Catarina é de 0,8%. Porém, o governador afirmou que é possível que haja mais casos do que os já confirmados, já que pode haver pacientes que não fizeram testes.
Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
Mortes
O idoso de 86 anos que foi o primeiro paciente a morrer em função do novo coronavírus. Ele morava em uma casa de repouso em Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, havia menos de uma semana quando foi internado no Hospital Regional de São José, na mesma região, por causa da doença. A família afirma que ele não apresentava sintomas da Covid-19.
Já a segunda vítima, Mário Roberto, era diabético e foi internado em Joinville após retornar da viagem no dia 18 de março. O empresário era casado e deixou dois filhos e quatro netos.
Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dona Helena desde o dia 24 de março. Dois dias depois, teve o diagnóstico da doença confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis.
Fonte: G1 SC