Novo pároco de Ibirama é o Padre Rafael Rodrigo Scolaro

Jor. Marcelo Zemke

Jor. Marcelo Zemke

Ele irá assumir a administração paroquial da igreja Paróquia Santo Huberto

Fotos: Rede social

Marcelo Zemke

A Paróquia Santo Huberto, em Ibirama, recebe um novo administrador paroquial: o Padre Rafael Rodrigo Scolaro. Originário da Administração Apostólica São João Maria Vianney, Natural de Curitiba (PR), Padre Rafael iniciou seus estudos de Filosofia na Arquidiocese de Curitiba e deu continuidade em Santiago, no Chile.

Após um período de apostolado em Bogotá, na Colômbia, ele foi transferido para a França, onde concluiu seus estudos em Teologia. A ordenação de Padre aconteceu na Diocese de Campos, na região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, onde atuou como pároco e formador do seminário. “Como vosso sacerdote, meu desejo é ser um pastor presente e acessível, alguém com quem vocês possam contar, não apenas nas alegrias, mas também nas dificuldades. Acredito firmemente que a Igreja é chamada a ser uma Comunidade de amor e acolhimento, uma Família, onde cada pessoa se sinta valorizada e protegida”, enfatizou o padre na sua carta de apresentação à comunidade católica do município.

A transferência para Santa Catarina ocorreu a pedido do Clero Diocesano de Rio do Sul pastoreado pelo Bispo Dom Onécimo Alberton. No estado catarinense, Padre Rafael inicialmente atuou como pároco em Ascurra, no Médio Vale do Itajaí, antes de ser transferido para Taió, onde estava trabalhando até recentemente. “Com grande alegria início minha missão como Administrador Paroquial desta amada Paróquia. Ao receber este chamado, sinto-me imensamente grato a Deus pela oportunidade de servir a esta Comunidade de Fé. Quero, antes de tudo, expressar minha gratidão pela calorosa acolhida que já recebi de tantos de vocês. Suas palavras gentis e seu espírito comunitário são testemunhos vivos do amor de Cristo que habita entre nós”, declarou o novo pároco.

A comunidade paroquial de Ibirama acolhe com esperança e fé a chegada de Padre Rafael, confiando em sua experiência e dedicação para guiar a paróquia durante este período desafiador. “Estou ansioso para conhecer cada um de vocês pessoalmente, compartilhar experiências, ouvir suas histórias e caminharmos juntos na Fé. Sei que a vida paroquial é rica e diversa, cheia de desafios e bênçãos, e estou comprometido a trabalhar incansavelmente para que nossa Paróquia seja um verdadeiro lar espiritual para todos”.

Ele deve assume os trabalhos junto à comunidade que busca uma liderança religiosa comprometida com a ética e os valores cristãos. “Desejo que nossa Paróquia seja um lugar de encontro com Deus, onde os Sacramentos sejam celebrados com reverência e alegria, onde a Palavra de Deus seja anunciada com fervor, e onde a caridade seja vivida de maneira concreta e transformadora. Juntos, podemos criar um ambiente onde a Fé possa crescer e florescer, onde as crianças e jovens se sintam inspirados, as famílias apoiadas, e os idosos respeitados e amados. Que possamos, com a Graça de Deus, construir uma Comunidade cada vez mais unida, forte na fé e dedicada ao serviço de Deus e do próximo”.

Padre Rafael assume a Paróquia Santo Huberto em um momento de transição, devido às recentes denúncias envolvendo o antigo pároco, Padre Carlos Humberto Carneiro de Camargo. A Congregação do Verbo Divino e a Diocese de Rio do Sul garantem que as medidas necessárias estão sendo tomadas conforme o Código de Direito Canônico para esclarecer os fatos e garantir a segurança de todos os envolvidos.