Novo modelo de estacionamento em 45 graus deve ser implantado em março

Geral

Executivo pretende regulamentar, através de um Projeto de Lei, a fiscalização do trânsito através do Departamento de Trânsito (DEMUTRAM)

Marcelo Zemke

 Em dezembro de 2020 passou a valer a nova configuração de estacionamento na área central de Ibirama, sendo alterado o estacionamento em 45 graus, e adotado onde os veículos só podem estacionar paralelo ao meio-fio – a popular baliza. Na época muitas pessoas gostaram da mudança, que deixou a cidade mais bonita, já outras se manifestaram contra, por conta da redução do número de vagas para estacionar. Com isso, a revitalização da área central de Ibirama trouxe mudanças significativas, mas também desafios. Entre eles, a redução no número de vagas de estacionamento, que gerou preocupação entre comerciantes e moradores. É comum dar voltas várias vezes nas ruas e Centro de Ibirama e não encontrar vagas para estacionar, até chegar ao ponto de desistir.

Para atender às demandas e garantir maior rotatividade, a Prefeitura Municipal está avaliando diversas alternativas, incluindo a reimplantação de estacionamentos em 45 graus na Rua Tiradentes. Conforme nota repassada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Ibirama, serão feitos testes, que devem acontecer no mês de fevereiro.

A expectativa é que seja implantado o novo modelo de estacionamento até o mês de março. “Estamos atendendo a um pedido da comunidade em alterar o modelo de estacionamento devido ao número de vagas disponíveis”, ressalta o prefeito Duílio Gehrke.

De acordo com informado, uma equipe realizará testes com avaliação técnica, inclusive de um dos engenheiros idealizadores do projeto de revitalização da rua Tiradentes Alexandre Gevaerd. “Nessa conversa ele nos mostrou diversas possibilidades, mas a que traria maiores benefícios aos munícipes é justamente a adequação das vagas existentes do lado esquerdo, para que elas fiquem A Prefeitura reforça que o objetivo das mudanças é equilibrar as melhorias urbanísticas com as necessidades de comerciantes, motoristas e pedestres, buscando sempre fortalecer o comércio local e a qualidade de vida na área central de Ibirama.

Cobrança “área azul”

A Rua Tiradentes, principal via comercial do município, abriga uma variedade de estabelecimentos, incluindo agências bancárias, lojas de eletrodomésticos, vestuário, restaurantes e bazares.

Com a demanda por estacionamento intensificada, tanto por clientes quanto por colaboradores de empresas. “A questão da mobilidade na área central tornou-se uma prioridade”, enfatiza o vice-prefeito Alisson Kufky. Kufky destacou ainda que a alteração terá placas de sinalização com estacionamento 45 graus, com placas rotativas de até 2 horas, e não existe a ideia do sistema de cobrança por hora, popularmente conhecido como “área azul”.

O tema chagou a ser debatido no ano passado, enquanto presidente da CDL de Ibirama. Ele adiantou ainda que o Executivo pretende regulamentar, através de um Projeto de Lei, a fiscalização do trânsito através do Departamento de Trânsito (DEMUTRAM).

A proposta é que o órgão fiscalize a permanência dos veículos estacionados em até duas horas nas vagas rotativas.

Os motoristas que descumprirem, estarão sujeitos a multas, além de ter o veículo guinchado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *