Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes
Foto Jaime – Adolfo
Marcelo Zemke
A corrida eleitoral à prefeitura de Ibirama já foi deflagrada e os possíveis candidatos costuram alianças por apoio nas urnas e, com frequência, buscam endosso de nomes com peso na política local e alto potencial de levantar votos. Conforme antecipou o JVN, nos últimos dias, começaram as movimentações nos bastidores, em busca de apresentar e consolidar os nomes.
Depois de o Partido Progressista (PP) de Ibirama oficializar os nomes de Cesário Rossini e o comunicador Valmor Burini como pré-candidatos a prefeito e vice de Ibirama na terça-feira, dia 23, mais nomes despontam para corrida eleitoral de outubro para a prefeitura do município. Como os partidos ainda estão articulando as alianças políticas, o cenário pode mudar até o pleito.
Aposta emedebista
Na sexta-feira, dia 26, a Executiva Municipal do MDB lançou o nome do vereador, Adolfo Fiedler, como pré-candidato a prefeito do município, e na terça-feira, 30, o Partido Liberal, apontou o nome de Jaime Juarez Schulz como pré-candidato da sigla.
Fiedler foi o vereador mais votado na última eleição, e atualmente atua como servidor público efetivo, na Secretaria de Saúde de Ibirama. “Será um grande desafio em minha carreira política e também, um grande desafio pessoal. É gratificante ter o apoio de lideranças tão importantes e que contribuíram tanto para o crescimento de Ibirama”, destacou.
A reunião também contou com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura, Jerry Comper, do prefeito em Exercício, Jucélio de Andrade, e do presidente do MDB de Ibirama, Valdemar Schaeffer, que também preside o Legislativo municipal.
Partido Liberal
Já o advogado Jaime Schulz (PL) destacou que vai dedicar cada dia de seu trabalho para o projeto. “É preciso expressar minha gratidão ao grupo do PL – Partido Liberal de Ibirama, pelo apoio recebido em prol de nossa caminhada como pré-candidato a Prefeito de Ibirama”, manifestou. O anuncio feito na reunião do partido na noite de terça-feira, dia 30, contou com a presenças de lideranças da sigla, vereadores e correligionários.
Quatro chapas formadas até o momento
Já o PSD compõe uma das quatro chapas formadas até o momento. Duílio Gehrke, que é ex-prefeito de Ibirama, durante a gestão 2009 a 2013, é nome mais cotado para ocupar o Centro Administrativo Ivo Müller.
O empresário aposta na experiência de gestão, aliada ao sentimento de renovação política na prefeitura. Além de ex-prefeito, Duílio Gehrke foi secretário municipal de Saúde no município, durante a primeira gestão de Genésio Ayres Marchetti.
Prazos
Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos às prefeituras, bem como aos cargos de vereador. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para ser realizado no dia 6 de outubro.