Por Marcelo Zemke Rede Vale Norte
Abertura do Natal em Presidente Getúlio será no dia 1º de dezembro, na Praça Otto Muller.
Receba as notícias da Rede Vale Norte no seu WhatsApp. Clique aqui.
O clima de renovação que sentimos todos os anos com a chegada do Natal, será ainda mais intenso este ano no Vale Norte. Depois de um ano de recuperação por conta da tragédia de dezembro – que deixou um saldo de 18 mortes e destruição no município, e de restrições impostas para evitar a propagação da pandemia da Covid-19, a programação de Natal de Presidente Getúlio virá com um sentimento de renovação e de esperança.
“Esta edição do Natal Família será diferente do que ele foi idealizado há quatros anos. Em anos anteriores, tínhamos um mês de atrações culturais e eventos, mas em virtude das limitações impostas pelos protocolos por conta da pandemia e também da catástrofe do fim do ano passado, o evento foi reformulado”, adianta o diretor de Turismo, Amadeu Gonçalves
A abertura será no dia 1º de dezembro, na Praça Otto Muller, com apresentações culturais e entrega tradicional da Chave da Cidade ao Papai Noel. “No dia 3 haverá uma noite Cemuc e uma noite cultural no dia 5 no Clube Cruzeiro. Essas duas noites culturais acontecem no Cruzeiro, por conta das restrições por conta da pandemia que ainda temos. Ao fazermos os eventos no local, teremos o controle de público, o que não aconteceria se fosse na Praça Otto Muller”.
A parti do dia 8 de dezembro, o Papai Noel irá percorrer os bairros do município. Serão cerca 800 km de estradas no município, para levar alegria para as crianças. “Vamos levar o bom velhinho para as comunidades. Iremos divulgar o calendário para que a comunidades possam se programar”, disse Gonçalves.
Com o objetivo de inserir ainda mais as famílias, será realizado o ‘Concurso Cultural Natal Família 2021’. Nele, as famílias getulienses que possuem integrantes matriculados na rede de ensino, poderão, através de uma frase e desenho, apresentar o significado do Natal de acordo com a óptica do grupo familiar. A inscrição será realizada através das escolas e centros de educação infantil e a premiação será um notebook.
Homenagem para vítimas de enxurrada
Para relembrar um dos períodos mais tristes da história de Presidente Getúlio, no dia em que completa um ano da tragédia, dia 17 de dezembro, será inaugurado um monumento com o nome das 18 vítimas.
O memorial será na antiga escola do Ribeirão revolver, que terá também um bosque. “A área está sendo remodelada, e terá quadra de esportes, praça de brinquedos o monumento. Neste dia as famílias serão convidadas a plantar uma árvore em memória a cada uma das vítimas”, disse. Haverá culto ecumênico.
Bela iniciativa a dor das famílias ainda é grande mas a homenagem vai ser um consolo para lembrar os que partiram mas deixaram um legado bonito