Município de Ibirama realizará simulado de evacuação neste domingo, dia 18 de maio

Geral Região

Imagine uma forte chuva provocando inundações e deslizamentos exigindo evacuação imediata, ativação de abrigos e mobilização total das equipes de emergência. Esse será o cenário simulado que o município de Ibirama vivenciará no próximo domingo (18), durante o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Defesa Civil de Santa Catarina.

O exercício acontecerá das 8h às 17h, com o objetivo de testar e aprimorar a capacidade de resposta da cidade frente a eventos climáticos extremos. O grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil de Ibirama estarão envolvidas diretamente na operação, que simulará uma inundação causada por chuvas intensas, deslizamentos, e evacuação de áreas de risco, montagem de abrigo e emissão de decretos de situação de emergência.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Ibirama, José Eduardo do Rosário, o simulado é fundamental para preparar os órgãos e entidades municipais para possíveis desastres naturais. “A atuação conjunta em treinamentos como esse nos permite aprimorar processos e garantir respostas mais rápidas e eficazes”, afirmou.

A iniciativa faz parte de uma estratégia estadual para aumentar a resiliência das cidades catarinenses frente aos desastres naturais. Os resultados do simulado serão avaliados e servirão como base para futuros planos de ação e investimentos em prevenção.

Estado em alerta, Estado preparado

A ação, que já conta com a adesão de mais de 230 municípios catarinenses e prevê a mobilização direta de cerca de 240 mil pessoas, envolverá evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastros populacionais, ajuda humanitária e distribuição de materiais educativos. Com a coordenação da SDC, o simulado será executado entre 8h e 17h do domingo, com participação ativa de equipes locais, regionais e estaduais, além de órgãos federais.

“Este é um momento histórico para Santa Catarina e para o Brasil. Estamos unindo municípios, lideranças comunitárias, voluntários e toda a estrutura governamental em um só propósito: salvar vidas. A adesão dos 295 municípios é fundamental para consolidarmos um sistema verdadeiramente integrado e preparado”, afirma o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

O simulado será ancorado nas estruturas dos Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), ativados em cada município participante, além das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, polícias, secretarias municipais, universidades, organizações sociais e voluntários capacitados. Entre os confirmados estão o Aeroporto Internacional de Florianópolis, OGMO e a Portonave.

O Governo do Estado também pretende utilizar o evento como oportunidade para revisar protocolos, testar sistemas de comunicação, atualizar bases de dados e identificar, em tempo real, eventuais lacunas operacionais — uma espécie de “ensaio geral” diante de cenários reais de risco.

“Esse exercício vai muito além da prática. Ele representa uma nova mentalidade: de que a prevenção é a maior aliada da gestão pública. O que estamos fazendo aqui é plantar um novo futuro para as próximas gerações catarinenses”, complementa Hildebrandt.

A ação ganha ainda mais relevância por acontecer no mesmo dia em que a Defesa Civil de Santa Catarina completa 52 anos de existência, coroando décadas de dedicação à proteção da população com uma iniciativa de impacto nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *