Município de Ibirama adere ao Programa Penso, Logo Destino

Geral Região

Projeto visa a conscientização e o envolvimento do município para o descarte correto dos resíduos sólidos

Fotos Bianca Hess das Chagas Lima Schoroeder/ Ascom Ibi

Com foco na logística reversa, o município compartilha com a sociedade o papel da utilização de sistemas eficientes e sustentáveis de coleta, triagem e destinação de materiais e produtos

O prefeito de Ibirama Duílio Gehrke assinou na tarde desta terça-feira, dia 04 de fevereiro, o termo de cooperação com o projeto “Penso, logo destino”, que visa a conscientização e o envolvimento do município para o descarte correto dos resíduos sólidos. O programa é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA.

Estiveram presentes o coordenador regional do IMA, Francisco Goetten, o engenheiro químico Guilherme de Lima, o engenheiro sanitarista Bruno Abatti, além do secretário de Administração e Finanças Ademir Piske  e da Diretora do Departamento do Meio Ambiente, Aline Pricila Jährig.

O convênio entre a prefeitura e o IMA tem como objetivo estabelecer diretrizes para as ações relacionadas ao programa “Penso, Logo Destino”, que se concentra na gestão ambientalmente responsável dos resíduos sólidos. Neste contexto, estamos nos referindo aos produtos que compõem o sistema de logística reversa, que fazem parte da fase inicial do programa.

O prefeito de Ibirama Duílio Gehrke ressalta que o programa incorpora a educação ambiental como uma ferramenta de apoio às atividades de licenciamento e fiscalização. Isso tem como objetivo promover a conscientização e fornecer orientações para promover mudanças de comportamento. O prefeito acrescentou: “Estamos comprometidos em abordar a questão da destinação adequada de resíduos e logística reversa. Não se trata apenas da participação da prefeitura, mas da participação de todos os cidadãos, com o objetivo de preservar o meio ambiente e promover uma manutenção preventiva de maneira consciente”.

O que é o Programa Penso Logo Destino?

Em 17 de dezembro de 2019, o IMA lançou o Programa Penso, Logo Destino que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pelo IMA, possui planejamento a ser executado em três etapas: Logística Reversa, Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduo.

Logística Reversa

A primeira e atual fase do Projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

Para isso, o IMA firmou parcerias com entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento e destinação de produtos como lâmpadas, eletroeletrônicos, pneus, embalagens de agrotóxicos e óleos, pilhas e baterias que instalam pontos de coleta nos municípios que aderirem ao Programa, além de promover campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais com as instituições parceiras.

Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O Projeto Penso, Logo Destino tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Saúde, as prefeituras municipais, entre outras entidades.

O Programa Penso, Logo Destino visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *