Morador de Presidente Getúlio viralizou na internet ao postar vídeo durante as cheias onde mostrava o carro boiando
Marcelo Zemke
A última grande enchente que assolou a região trouxe muita tristeza e aflição para os moradores da região. Mas em meio a todos estes sentimentos de angústias e sentimentos de perda, também ocorreram histórias inusitadas. Uma delas é do morador de Presidente Getúlio, Izauro Barth, que ‘ensacou’ o automóvel da família para evitar que as águas da enchente danificassem o carro.
A ideia, que em primeiro momento parecia genial, não deu muito certo e carro acabou boiando. “Achei que tinha feito uma coisa boa, ensacar o carro, mas olha o que eu fiz! Tá lá boiando. Parece um barco”, disse no vídeo, que viralizou nas redes socais. O carro só não foi levado pois o nível da enchente não ultrapassou a altura do muro do quintal.
Procurado pelo repórter Jota Bhê, da Rede Vale Norte, o morador do Centro relatou que o automóvel, um Citroën, estava parado na garagem, sem funcionar por conta de problemas ocasionados na enxurrada de 2020.
Barth conta que para não ter gastos com guincho e mais dores de cabeça – enquanto uma pendência com o automóvel seja solucionada, resolveu ‘embalar’ o carro. Ele conta que fez o vídeo e não esperava na repercussão dada. “Ergui ele roda por roda, e passei um PVC por baixo. Literalmente fiz um presente’, disse.
O morador contou que nas primeiras horas da enchente a situação estava tranquila e o plano estava dando certo. “A água estava subindo muito rápido, mas o carro estava bem. Vi que não estava entrado água”.
Barth relatou que tomou um susto ao ir na sacada e ver o carro boiando. “Eu surtei e corri para tirar a roupa para entrar na água. Pensei melhor e vi que não deveria entrar em uma água desta”.
A esposa o alertou que o carro poderia ser levado pela correnteza, mas ele estava impossibilitado de fazer alguma coisa. “Pedi ajuda para alguém que passou de caiaque, mas ele não respondeu.
Com o decorrer da enchente no município a água subiu ainda mais, fazendo com galhos e madeiras entrassem no terreno, que acabaram furando a lona, fazendo com que o carro afundasse. O prejuízo é de mais de R$50mil. “Ainda ontem, quando limpava este carro acabei chorando, pois vi que nunca mais iria andar com ele. Quando o comprei, foi um sonho realizado”, lamenta.
Apesar da decepção, o dono do veículo conta ainda que muita gente pergunta sobre o vídeo e ele acaba levando na brincadeira. “Sempre tem alguém perguntado, inclusive na empresa onde trabalho. Nesse lado, é bom”, disse.