Após fuga, ele foi visto caminhando pelo município vizinho de Rio do Sul, Agronômica.
Receba as notícias da Rede Vale Norte no seu WhatsApp. Clique aqui.
Por Marcelo Zemke Rede Vale Norte

A semana passada foi marcada pelas buscas ao ibiramense Nereu Fiedler, de 60 anos, que fugi do Hospital Samária em Rio do Sul, enquanto estava internado na unidade. Segundo informações, o paciente tem histórico de fragilidade social, fugas e confusão mental e aproveitou quando um servidor acessava a ala de internação da unidade. O idoso chegou a caminhar 45 quilômetros em sete horas e não deixa vestígios.
Durante a semana passada ele, foi visto caminhando pelo município vizinho de Rio do Sul, Agronômica, flagrado por câmeras de segurança no Centro, e no interior da localidade de Mosquito. Sem parar de caminhar, ele seguiu pelo interior e pode ter chegado a Braço do Trombudo.
De acordo com informações do amigo da família, Fábio Matias, que está empenhado nas buscas, foi feito mais um registro na quinta-feira, 12. “Há informações de que um senhor foi visto caminhando em passadas firmes em Braço do Trombudo por volta 1h30 da manhã de quinta-feira”, disse. Ele se deslocou até o município durante a manhã para tentar encontrar o idoso.
Segundo Matias, o idoso deu entrada no hospital Samária, na segunda-feira, 9, por volta das 15h para realizar um tratamento por conta do uso abusivo de álcool. No mesmo dia, por volta da 21h, a unidade hospitalar avisou a família do desaparecimento.
Imagens de câmeras de vigilância
Segundo a família, Seu Nereu é um homem bom e não oferece risco para sociedade. No dia do desaparecimento, ele vestia sapato preto, calças jeans azul-escuro e camisa social cinza. O idoso tem o hábito que juntar lixo por onde passa, e carrega-lo até depositar em uma lixeira.
Com estas caracterizas, ele foi identificado por uma servidora do Senai no bairro Barragem em Rio do Sul, que o viu passar. “Teve uma funcionária do Senai que o reconheceu por ver uma postagem. A partir daí, começamos as buscas e o procurei neste dia até às 2h30 da manhã”.
Pelas imagens, as buscas se estenderam até a cidade de Agronômica, onde a passagem do idoso foi registrada em todas as câmeras de monitoramento instaladas no Centro e nos comércios, chegando até a localidade de Mosquito, no interior do município.
Mais uma vez, Nereu foi captado pelas câmeras do Clube Caça e Tiro Mosquito caminhado durante a noite em imagem de câmeras noturnas. As últimas imagens foram feitas às 21h50 da segunda-feira, dia 9.
No dia 10, às 3h da manhã ele foi visto em Alto Mosquito e a partir daí, não se tem mais registros.
A reportagem procurou a direção do hospital Samária para mais informações e os procedimentos realizados após o sumiço, mas não obtivemos retorno
O pedido da família é que se alguém encontrar Nereu, busque manter ele no local e que chamem a polícia, por que é provável que ele continue caminhando. O idoso não irá dizer que está perdido.
Na terça-feira dia 17, as buscas se concentraram na localidade de Palmital em Aurora.
Informações podem ser repassadas no telefone/WhatsApp: (47) 9 9174-8276.