O Ministério Público abriu um inquérito civil para apurar por que o Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, ainda não instalou novos leitos de UTI previstos para atender pacientes de Covid-19. Na quarta-feira (15), a promotora Caroline Sartori Velloso Martinelli solicitou informações à instituição sobre pacientes internados e procedimentos para liberação de novas vagas.
No documento que oficializa a abertura da investigação, Martinelli menciona o repasse ao hospital de R$ 1,5 milhão pela prefeitura de Rio do Sul “para ampliação de 20 leitos de UTI, exclusivamente para tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19, mas até o momento não foram instalados”.
A direção da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí, que administra o hospital, disse que se manifestará no início da tarde sobre o inquérito.
Críticas em Blumenau
No domingo passado, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, também questionou a demora na implantação de mais leitos de UTI no Alto Vale. O temor é que pacientes da região precisem ser transferidos para os hospitais de Blumenau, que já estão com 86% de ocupação.
Em resposta, a instituição de Rio do Sul disse à coluna que aguarda o envio de equipamentos pelo governo estadual para abrir 10 leitos. Hoje, no sistema do Estado, há 19 credenciados. A instituição também espera a chegada de equipamentos, como monitores e respiradores. Há cinco pessoas internadas com suspeita ou confirmação de Covid-19.
Por Evandro de Assis NSC