A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar a queda de uma menina de 1 ano e 10 meses da janela de um apartamento em Laguna, no Sul de Santa Catarina, na segunda-feira (5). Segundo o delegado responsável pelo caso, a hipótese de negligência não está descartada. Nesta quarta-feira (7) a criança seguia internada na enfermaria do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, fora de risco e sem previsão de alta, segundo a unidade.
Ela não teve lesões graves, segundo Elcy Vieira Joaquim, cabo do corpo de bombeiros que estava na equipe que atendeu a menina logo após a queda de uma altura de aproximadamente 13 metros.
“Em 11 anos de carreira é a primeira vez que vejo isso. Vi quedas muitos menores causarem danos muito maiores. Um verdadeiro milagre, com certeza”, disse o bombeiro.
Bombeiro Elcy Vieira Joaquim foi um dos que socorreu a menina após a queda e diz que sobreviver sem lesões foi ‘milagre’s — Foto: NSC TV/Reprodução
A equipe dos bombeiros foi acionada às 11h45 de segunda, após a menina cair da janela do apartamento no 4º andar do prédio residencial, onde mora com os pais e quatro irmãs, todas menores de 10 anos.
A criança estava brincado com a irmã próximo da janela do apartamento que não tinha proteção, informaram os vizinhos aos socorristas.Imagens de uma câmera de monitoramento mostram pessoas na rua olhando para cima, aparentemente tentando alertar as crianças sobre o risco de queda.
“Passou um guri e falou das meninas que poderiam cair. Aí fui ver, comecei a berrar na janela, falei para as vizinhas, só virei as costas e a menina caiu. A hora que eu vi a menina tentando se levantar fiquei mais alegre: ‘Tá viva'”, conta o açougueiro João Batista da Silva, um dos vizinhos ouvidos pela NSC TV.
Menina se levantou sozinha
Imagens mostram desespero de vizinhos após criança cair de prédio de SC
A criança caiu em um gramado e se levantou sozinha, segundo relato dos vizinhos aos bombeiros. Imagens de câmera de monitoramento mostram uma pessoa com a criança no colo e depois o pai segurando a filha, antes de levá-la para dentro de casa.
“O primeiro socorro foi efetuado por moradores, mas a própria criança se levantou antes do socorro”, detalhou o delegado Franco Reginato, da Delegacia de Polícia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami), responsável pelo caso.
Quando a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já está na frente do prédio, o pai leva a criança no colo até a ambulância, acompanhado pelos socorristas.
“Não tinha nenhum osso quebrado, nenhuma lesão maior, [só] um pequeno inchaço na parte de trás da orelha, possivelmente causado pelo próprio brinco que ela caiu lateralizada, muito pequeno perto do tamanho da queda que essa criança sofreu”, detalhou o bombeiro Elcy Vieira Joaquim.
Ela foi levada para o hospital de Laguna e depois transferida para a unidade de saúde em Tubarão para retirar líquido do pulmão “que se acumulou com a queda, além de tomografia e raio-X”, informou a polícia.
Investigação
A Polícia Civil ouviu algumas testemunhas e as imagens de câmera de monitoramento devem ajudar a esclarecer o que ocorreu. A hipótese de negligência dos pais não é descartada.
“Houve a instauração de inquérito policial para identificar a causa da queda e se é caso de acidente doméstico ou negligência dos genitores”, explicou o delegado da Dpcami.
Menina caiu da janela do 4º andar em prédio residencial em Laguna — Foto: NSC TV/Reprodução
Segundo o hospital onde a menina está internada, ela não precisou passar por nenhum procedimento cirúrgico, mas detalhes sobre a paciente não podem ser repassados, segundo a assessoria do hospital.
O Conselho Tutelar de Laguna acompanha a situação e informou ao G1 que não pode se manifestar durante a investigação.
Fonte: G1 SC