Com a missão de seguir cuidando das pessoas e de um setor de extrema importância para o Estado de Santa Catarina, Mário Hildebrandt foi apresentado na manhã desta sexta-feira, dia 24, pelo Governador Jorginho Mello, como Secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil. O ato aconteceu às 9h30 na Casa D’Agronômica e o ex-prefeito da maior Cidade do Vale do Itajaí assume efetivamente o comando da pasta a partir do dia 31 de janeiro.
Prefeito de uma cidade que enfrentou várias enchentes em seus dois mandatos, Hildebrandt sabe a importância da missão que recebe do Governador. “Quem vive no Vale do Itajaí e conhece Santa Catarina sabe o quanto a Defesa Civil exerce um papel importante na rotina de cada um dos nossos cidadãos. Avançamos muito ao longo dos anos no setor e ainda temos muito a fazer e é para isso que aceitei assumir a gestão da Secretaria. Meu compromisso é o de trabalhar e buscar maneiras de vencer os desafios que ainda temos, tendo sempre o cuidado com as pessoas e a transparência nas nossas ações como minha principal premissa”, destaca.
Seguir com o trabalho de desassoreamento dos rios, principalmente no Vale e Alto Vale do Itajaí, e dar andamento ao projeto de reforma e manutenção das barragens de Taió, Ituporanga e José Boiteux está entre os objetivos e metas de trabalho do novo Secretário, além do atendimento a todos os Municípios de Santa Catarina.
Experiência na área
Formado em Administração, Serviço Social e Pós-Graduado em Contabilidade, Mário Hildebrandt conhece na prática os desafios e a importância da Defesa Civil. Seu primeiro contato com a área aconteceu em 2008, quando ocupava o cargo de Secretário Municipal de Assistência Social e foi o responsável por abrigar mais de 6 mil pessoas, afetadas pelos deslizamentos da catástrofe natural que aconteceu em Blumenau naquele ano. Durante seu mandato como Prefeito, entre 2018 e 2024, enfrentou oito enchentes, mais de 1.700 ocorrências de deslizamentos, reformou e garantiu o funcionamento de todos os equipamentos de contenção de cheias na Cidade e teve papel importante de apoio e instrução aos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, atingidos pelas chuvas em 2024.