
São 19 cooperativas de quatro ramos presentes na região
Foto Marcelo Zemke
Marcelo Zemke
Mais de 81% da população do Alto Vale faz parte de alguma das 19 cooperativas de quatro ramos presentes na região, que juntas movimentam mais de R$7 bilhões de ativos – crescimento de 61%, em relação ao ano anterior. Os números foram apresentados durante um café com a imprensa na quarta-feira, 16, em Rio do Sul.
Constituição do Núcleo de Cooperativas do Alto Vale do Itajaí Núcleo foi criado em abril de 2016. A iniciativa tem como objetivo promover a integração e fortalecimento das cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale do Itajaí.“Temos como princípio a intercooperação e apresentar os principais resultados é muito importante para que os canais de comunicação conheçam a força do movimento como um todo”, explica o diretor executivo da Viacredi Alto Vale, Ricardo da Silva.
Os números do setor, divulgados no encontro comprovam o quanto o cooperativismo é importante para o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale do Itajaí. Ao todo são 19 cooperativas que geram mais de 2.133 empregos diretos e unem mais de 253mil cooperados.
O percentual é maior do que a média do estado de Santa Catarina. “Quem ganha com isso é Alto Vale. Quanto mais cooperativas e cooperados tivermos, mais foça teremos. As cooperativas colocam os cooperados no centro, com práticas sociais e educativas. O interesse pela comunidade é um dos princípios”, avalia Ricardo.