A 3ª Vara Criminal de Blumenau condenou 16 pessoas a penas que, somadas, ultrapassam 229 anos de reclusão. Entre os crimes estão o tráfico de drogas e organização criminosa. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (16).
De acordo com os autos, as investigações tiveram início nos últimos meses de 2018, na chamada “Operação Sintonia”, sendo conduzidas pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil. No decorrer do inquérito foram colhidas diversas provas, especialmente a partir da extração de dados de aparelhos celulares apreendidos com alguns dos envolvidos.
O delegado Egídio Ferrari lembra que todos eles exerciam cargo de relevância e chefia dentro do grupo criminoso, responsáveis pelas ordens de comando e organização estrutural. No total, as operações “Primordium”, “Edith”, “Sintonia” e “Balada Vip” investigaram cerca de 100 suspeitos ao longo de 2018, o que resultou na prisão de cerca de 60 pessoas, incluindo os envolvidos na facção que já estavam reclusos.
Agora, resta apenas o julgamento dos presos na Primordium. Esta foi a primeira e a maior das quatro operações, que resultou em cerca de 35 réus. Da decisão desta quinta ainda cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O processo tramita em segredo de justiça.
Fonte: NSC