Por Sindréia Nunes – Jornal Vale do Norte
Organização local realizará planejamento estratégico neste sábado para preparar atividades.
A noite de segunda-feira (18) foi especial para 21 jovens que participaram do ato de fundação da JCI Ibirama. A organização é uma associação mundial de pessoas entre dezoito a quarenta anos, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento da comunidade. Esse foi o primeiro passo para que o grupo possa reativar as atividades no município, que há muito tempo já contou com a JCI.
A cerimônia ocorreu no auditório da escola Eliseu Guilherme e contou com a presença de figuras importantes dentro da JCI Rio do Sul e JCI Brasil, como o passado presidente nacional Marco José Poffo. Durante a noite foi assinado o documento de refundação da JCI Ibirama, ocorreu também a distintivação dos novos membros, eleição e posse da diretoria e aprovação do estatuto.
Para presidente foi eleito o advogado Cristiano Blanck. Ele explica que a JCI Ibirama deverá desenvolver projetos que atendam as demandas da população local. “Visamos impactar positivamente a comunidade e seus membros. Os projetos podem ser de iniciativa da JCI Ibirama, ou ainda projetos já desenvolvidos em outras organizações locais, a exemplo do Oratória nas Escolas, já amplamente desenvolvidos em várias cidades do Brasil”.
Para dar início ao cronograma de ações, no sábado (23) os membros se reuniram para realizar o planejamento estratégico da JCI Ibirama. Após isso, o presidente conta que outras atividades serão realizadas, como a capacitação dos membros, execução de projetos que visam a expansão da entidade e o impacto social na comunidade de Ibirama.
Expansão regional
A recriação da JCI Ibirama partiu de um projeto de expansão regional da JCI Rio do Sul, que hoje é a maior e mais longeva organização local do país. “Nós já tínhamos décadas atrás a JCI em outros municípios do Alto Vale, como em Ibirama, que acabaram sendo fechadas. Então pensamos, por que não reativar o ‘juniorismo’ na região compartilhando nossas experiências? Por isso iniciamos o projeto”, conta coordenador de crescimento regional da JCI Rio do Sul, o administrador Luís Henrique Bacelar Boettger.
Antes do ato oficial da refundação da JCI Ibirama na segunda-feira (19), o grupo realizou seis encontros semanais com senadores e membros da JCI Rio do Sul em que os convidados puderam compartilhar as experiências com os novos convidados. Para Boettger, desde o primeiro contato com Ibirama a interação foi muito positiva. “A adesão foi excelente. No início tínhamos a intenção de ter pelo menos 10 membros, e hoje temos 21 jovens constituindo essa nova JCI”, comemora. Desde o começo o projeto conta com o apoio da Udesc, que disponibiliza o espaço para a realização das reuniões.
A partir de agora, com o JCI Ibirama formada, uma comissão de trabalho da JCI Rio do Sul irá dar suporte aos diretores e coordenadores da organização local recém-nomeados. “Isso servirá para que todos saibam que forma executar as atividades, até que a JCI Ibirama possa seguir totalmente independente com as próprias ações”, explica.
No ano passado a projeto de expansão conseguiu reativar a JCI Ituporanga. Agora com a conquista de Ibirama, o objetivo é chegar também a Pouso Redondo e Ituporanga.