Por volta das 10h30 os Bombeiros foram acionados para uma captura de cobra em uma casa no Centro da cidade.
A cobra do gênero Bothrops, conhecida como jararaca, media aproximadamente 30 centímetros de comprimento. A mesma encontrava-se na calçada da residência localizada na rua Adolfo Fidler.
O Corpo de Bombeiros faz um alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes com animais peçonhentos, principalmente no verão, com a elevação das temperaturas. As cobras se defendem. Por não terem uma visão tão eficaz, elas sentem a vibração do terreno e se colocam em posição de defesa, justamente porque não sabem o que está acontecendo.
Ao se deparar com esse tipo de animal, é importante manter distância e procurar ajuda. Independentemente de ela ser peçonhenta ou não, a primeira recomendação é não tocá-la e nem se aproximar tanto, porque a distância do bote se dá em torno de um terço do tamanho dela. Uma cobra de um metro, por exemplo, pode dar um bote de até 30 centímetros. Outra de um metro e meio pode chegar à distância entre 45 centímetros e meio metro.
Os bombeiros são treinados para realizar a captura. Tentar pegar o animal pode ser um risco. Também não tente matar a cobra porque ela faz parte de um importante ecossistema. Se você exterminá-las, vão aparecer muitos ratos e assim por diante. A cobra faz parte desse equilíbrio, não precisa matar.
*FOTO: CBV Ibirama