Estabelecimento ficou conhecido no Brasil após reportagem do Caldeirão do Hulk, da Rede Globo
Nada o abala — nem mesmo as seis vezes em que foi alvo de criminosos às margens da BR-470, em Rodeio, só neste ano. Simpático e com a voz tranquila, Renato Lagatta, o criador do trailer Dr. Honesto — que deixa à disposição alimentos e bebidas para que as pessoas peguem e paguem por conta própria — conversou com a reportagem do Santa sobre o novo furto registrado neste fim de semana no estabelecimento.
— Isso não me desanima de forma alguma, me dá mais forças. Eu tenho uma força muito grande dentro de mim e quase nada me desanima, que se chama “Deus”.
No último fim de semana, o trailer que fica às margens da rodovia federal no Médio Vale do Itajaí, foi arrombado e furtado — mais uma vez — por dois criminosos. Segundo Renato, já havia uma desconfiança de quem poderiam ser as pessoas que estavam cometendo os crimes, e o fato se confirmou no momento em que viram filmagens das câmeras — que, inclusive, já foram entregues à polícia.
— É a mesma pessoa. Nós conseguimos captar o rosto, as características… Já tínhamos uma desconfiança, e agora ela só foi confirmada. Já sabemos quem é, e infelizmente são dependentes químicos. São pessoas que não têm nem condições de sustentar os próprios vícios — afirma o empresário.
As câmeras foram instaladas no local após o primeiro furto, para coibir os criminosos e os atos de vandalismo, não para ver quem paga ou deixa de pagar, segundo Renato.
— O nosso sistema é só alimento, água e refrigerante. Então, se alguém passa alí e pega alguma coisa e não paga, mas se alimentou e mata a sede, isso está valendo, pode ficar à vontade. Este é o nosso intuito.
“Vamos continuar”
Renato lamenta a quantidade de roubos, furtos e assaltos sofridos em todo o país e também no trailer neste período de funcionamento.
— Infelizmente nesse mundo existem pessoas de pouca luz. São uns coitados. A maioria não consegue nem manter o vício trabalhando. Temos que orar por essas pessoas. Em uma cesta de tomates bons, sempre vai ter um tomate podre.
Apesar dos acontecimentos, o criador do Dr. Honesto não pensa em fechar o trailer e nem em mudar a forma de funcionamento.
— Com certeza vamos continuar. Isso aí [os furtos que sofre] é só um cisco no olho, fácil de tirar. Já sabíamos que ia acontecer quando montamos esse tipo de atendimento. O brasileiro é um povo ordeiro e honesto, mas existem, nesse meio, pessoas que não têm boa índole — lamenta o idealizador do “Dr. Honesto”.

Dr. Honesto ganhou repercussão nacional
O trailer ganhou repercussão nacional depois de ser exemplo de esperança no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. O espaço vende produtos como pães artesanais, frutas, pipoca e água às margens da BR-470 em Rodeio, no Médio Vale do Itajaí.
A diferença para as demais lojas de “beira de estrada”, é que o estabelecimento não tem atendentes. É cada um por si, e o dono confia na honestidade dos clientes — daí o nome “Dr. Honesto”.
Por NSC