Desde que aderiu ao programa Cidade Empreendedora, em 2020, Ibirama vem implementando uma série de ações para fomentar o desenvolvimento econômico local. Uma delas foi a implementação da Lei de Liberdade Econômica, que visa agilizar processos de abertura e regularização de novos negócios por meio da desburocratização destes processos.
A iniciativa rendeu à cidade a conquista do Selo Município Empreendedor, entregue pelo Sebrae/SC, por evento especial do Cidade Empreendedora, em Florianópolis, na terça-feira (14).
O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, salienta que essa chancela reconhece o esforço do município em prol de seus empreendedores. “Acreditamos que o poder público precisa ser um aliado para o fomento de novos negócios e para isso combatemos a burocracia e criamos o melhor cenário para nossos cidadãos. A Lei de Liberdade Econômica é essencial neste sentido e já dá muitos resultados aqui no município”, diz.
O Secretário de Administração e Finanças, Fábio Fusinato, afirma “a adoção da lei, e a melhoria de processos internos melhoraram muito o tempo para abertura de novos negócios, mas nosso é objetivo é diminuir esse tempo ainda mais, realizando a consulta de viabilidade em menos de um dia.”
Atualmente, a consulta de viabilidade para abertura de uma empresa no município, leva menos de 36 horas e pode ser feita na Sala do Empreendedor. Atividades de baixo risco não necessitam mais de alvará e outra novidade da Lei de Liberdade Econômica é a facilidade de abertura das empresas fora do horário comercial ou em feriados.
Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama – Texto e fotos: Rafael Beling – Jornalista SC 03532-JP