Realizado desde 2011, o Fórum Catarinense de Gestores de Cultura, reuniu mais de 250 participantes na abertura de sua décima edição. Um número recorde de gestores acompanharam ao longo de três dias debates das políticas públicas do setor cultural proporcionando a integração entre os municípios e as regiões do estado de Santa Catarina.
A palestra de abertura foi do diretor de economia criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, José de Oliveira Junior, que trouxe em pauta a diversidade cultural. Conforme o palestrante o tema é um conjunto das diferentes culturas que existem no mundo. Além disso, o palestrante reforça que para “proteger e promover a diversidade cultural, exige a capacidade de compreensão do outro”.
Durante a abertura do evento, as autoridades presentes reforçaram a importância de debater as políticas públicas na área cultural e também os desafios enfrentados pelos gestores de cultura.
Sisi Blind, diretora executiva da FECAM, falou das dificuldades da área no setor de cultura em relação às outras áreas das prefeituras, já que no orçamento muitas vezes o setor é desvalorizado “é preciso chegar com tudo para garantirmos as políticas públicas na área”.
O prefeito de Agrolândia, presidente da AMAVI e tesoureiro da FECAM, José Constante também estava na mesa e falou que a partir do fórum, “serão discutidos encaminhamentos para fortalecer o setor de cultura para que seja referência no país”. Constante também falou da importância da aproximação das associações catarinenses.
O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, anfitrião do evento,e ressaltou a felicidade em receber o fórum em seu município. “É com imensa alegria que recebemos vocês todos aqui em Ibirama. Recebemos a notícia lá em Garopaba que seriamos sede e hoje ver todos vocês, é gratificante, bem- vindos a bela joia do Brasil!”
Assistiram na mesa também, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura que representou o governador do Estado, Edinho Lemos, a deputada estadual, Paulinha, o presidente do Congesc e superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna e o coordenador do colegiado de cultura da AMAVI e secretário de cultura e turismo de Trombudo Central, Deivid Fava.
Por FECAM