Por Marcelo Zemke – Jornal Vale do Norte
Com o excesso de chuvas, houve quedas de árvores e deslizamentos.
As chuvas registradas na região até esta quarta-feira, 4, causaram estragos pontuais como deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores em Ibirama. Conforme a coordenadora de Defesa Civil do município, Daniele Girardi, foram registradas mais de 30 ocorrências e uma casa foi interditada. Desde o dia 30 de abril, houve um acumulado de 180 mm de chuvas no município. “A mais grave foi a interdição de uma residência. As outras foram quedas de árvores com interdições de via. Parte delas, ficaram para a secretaria de obras resolver”, disse.
Houve registro de alagamento na Rua Princesa Isabel, no Bairro Bela Vista, nas proximidades da Sociedade União. Também foram registrados deslizamentos de terra sobre uma residência na Rua Marquês do Herval, e na rua João Aurich no Bairro Ponto Chic. Houve ainda queda de árvore sobre a via no km 114 da rodovia BR 470. Também houve quedas de árvore na rua Conrad Koepsel no Bairro Taquaras, na Marquês do Herval no Ponto Chic, entre outros.
Presidente Getúlio
Já em Presidente Getúlio, os Bombeiros Voluntários listaram ocorrências que vão desde deslizamentos a resgates de pessoas ilhadas. Entre os destaques, está o resgate de pessoa ilhada em veículo na Estrada Geral Mirador; o Salvamento de pessoas ilhadas em residência, na Rua Maringá e na Rua 1º de junho. “Cabe ressaltar que os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio já ativaram o posto de comando às 16h de terça-feira de forma preventiva em razão das previsões emitidas pela Defesa Civil”, informou o Bombeiro Alex Lima.
Na quinta-feira (05) as e equipes da Prefeitura iniciaram os trabalhos de limpeza ainda na madrugada. No Centro, caminhões-pipa foram utilizados para lavar as ruas. No interior, máquinas realizam a limpeza de barreiras, para garantir acesso às propriedades. Nas unidades de ensino, que tiveram as aulas suspensas na quarta e quinta-feira, os servidores organizam os ambientes para voltar a atender normalmente na sexta-feira (06).
“De forma geral, tivemos uma enchente rápida e sem muitos danos. Com certeza, a nova tubulação do Centro e o empenho do grupo de trabalho foram os grandes aliados para enfrentar este momento”, diz o prefeito, Nelson Virtuoso.