Ibirama integra traçado da construção de Linha de Transmissão de Energia

Destaque Geral

Implantação pretendem melhorar a disponibilidade de energia elétrica.

Diversas torres de transmissão de energia estão sendo edificadas em Ibirama. As torres são da Linha de Transmissão 525/230KV Rio do Sul – Indaial – Gaspar II. Conforme apurado pelo JVN, a extensão do traçado do empreendimento é de aproximadamente 132 quilômetros e intercepta o total de 12 municípios: Apiúna, Ascurra, Ibirama, Lontras, Rio do Sul, Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rodeio, Timbó e Luiz Alves. A implantação pretende melhorar a disponibilidade de energia elétrica ligada e a confiabilidade do SIN da região nordeste de Santa Catarina.


Em contato com Celesc, a redação do JVN foi informada que por conta do embargo eleitoral, algumas informações contratuais e de investimentos não poderiam ser informadas.
A responsabilidade da instalação das torres é da empresa Neoenergia Vale do Itajaí Transmissão de Energia S.A.

Foto: Divulgação


Conforme o Estudo de Impacto Ambiental, a implantação da LT 525/230 kV Rio do Sul – Indaial – Gaspar II e seccionamentos associados visam melhorar a disponibilidade de energia elétrica ligada e a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional da região nordeste de Santa Catarina. “No cenário atual, identificam-se algumas problemáticas relacionadas com a carência de subsistemas de transmissão de energia e, conforme apontado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), em alguns Estados os subsistemas encontram-se, praticamente, no limite da sua capacidade, não oferecendo confiabilidade, como também sem condições de garantir o devido escoamento de energia proveniente de novos projetos, adiando, dessa forma, investimentos maiores”.


A construção das torres em Ibirama foi apresentada em audiência pública em março de 2020. Para mais informações, entrar em contato por meio do telefone 0800 883 6206. A ligação é gratuita.

Por Marcelo Zemke – Jornal Vale do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *