
Homem de 38 anos morre às margens do Rio Laeisz, em José Boiteux
Um homem de 38 anos morreu na tarde deste domingo, dia 9, às margens do Rio Laeisz, no município de José Boiteux. A ocorrência mobilizou equipes de resgate e saúde, incluindo os Bombeiros Voluntários de Ibirama, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a aeronave Arcanjo 03.
O chamado inicial indicava um caso de afogamento, levando ao deslocamento de mergulhadores e um veículo 4×4 para o local, que apresentava difícil acesso. Ao chegarem, os socorristas constataram que a vítima já havia sido retirada da água por populares, que iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP).
A equipe do SAMU de Ibirama e os Bombeiros Voluntários assumiram o atendimento e realizaram o procedimento de reanimação por mais de uma hora, mas não houve sucesso. O óbito foi declarado no local pelo médico regulador da Central de Regulação Médica do SAMU 192.
Devido à dificuldade de acesso, a remoção do corpo foi feita com o apoio da aeronave Arcanjo 03. Testemunhas no local afirmam que não houve afogamento, e a causa da morte será determinada pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina.
Os Bombeiros Voluntários de Ibirama esclareceram que o acionamento da equipe ocorreu para uma ocorrência de afogamento, mas que a confirmação da causa da morte é responsabilidade do médico legista.
