Handwerk lança tripel Brut

Geral

 

 

Marcelo Zemke

As férias é uma boa época para comer e beber.  Com o propósito de explorar o mercado de bebidas das férias, a cervejaria ibiramense Handwerk lança a Tripel Brut- que uma cerveja da escola belga, que trará nuances frutados e alto teor alcoólico.

A cerveja é muito especial para as datas que simbolizam a alegria e a celebração do novo ano. “É uma cerveja com aroma condimentado com toques frutados e bastante efervescente, lembrando um espumante. É uma cerveja refrescante, com graduação alcoólica de 8,6%”, explica o cervejeiro Luiz Bernardino.

O cervejeiro conta que Tripel Brut é uma cerveja mais requintada, especial para as festas. “Ela é uma cerveja mais fina, trazendo um pouco mais de carbonização.  Ao ser servida da taça, por conta da efervescência, ela vai lembrar um espumante burt. É uma cerveja interessante para harmonizar com comidas, como carnes de cordeiro ou costelinha suína. Ela também cai bem com sobremesas cremosas, como cream cheese ou pudins”.

A produção da Tripel Brut será limitada e estará à venda nesta semana. “Vamos produzir 2mil litros, sendo metade em garrafas e os outros mil litros em barris. Elas estarão disponíveis nas melhores casas de região”.

cerveja Belgian Tripel foi comercializada pela primeira vez em 1932. Um rótulo que é destaque nesse estilo é a Westmalle com a sua Superbier, essa cerveja acabou sendo modificada alguns anos depois e rebatizada como Tripel em 1956. A história mais aceita entre os estudiosos é que o termo Tripel está ligado à quantidade de malte com açúcares fermentáveis presentes na produção. Mais insumos, nesse caso, é sinônimo de uma cerveja mais densa e alcoólica.

Cervejas artesanais

Em Ibirama, a Handwerk  é uma das pioneiras na região do Alto Vale, com o início da produção em 2010. Ela está cada vez mais aproveitando este mercado de rótulos especiais, com a produção de cervejas artesanais tipo premium com uma seleção de lúpulos frescos e maltes europeus, com portfólio de estilos que vão desde a escola belga, alemã e até norte americana. “Atualmente a cervejaria Handwerk tem a capacidade produção de 115mil litros”, revela Bernardino.

Responsável pelas receitas da Handwerk, ele conta que as cervejas são produzidas artesanalmente em tanques especiais de inox. “Cada taque tem a capacidade de produção de até 15mil litros. Nos maiores são produzidas as do tipo Pilsen, já os menores, são produzidas as especiais, como Ipas, Witbier, Belgian Blond, entre outras”.

O mercado de cervejas artesanais tem 0,7% do volume total de cervejas produzidas no Brasil, e continua robusto mantendo seu mercado com crescimento firme e forte. “O aumento do número de cervejarias e eventos direcionados ao tema bem como festivais, feiras e palestras vem consolidando o movimento artesanal em nosso país”, avalia.

Atualmente a produção abastece melhores lojas e bares do segmento da boa gastronomia e cervejas artesanais. “Atuamos na região do Vale do Itajaí, litoral do estado, além de todo território nacional”.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *