
Meninas representaram Ibirama nos Jogos Escolares de Santa Catarina
Marcelo Zemke
A equipe feminina de futsal da Escola de Educação Básica Orlando Bertoli, foi destaque na Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), na faixa etária de 15 a 17 anos, realizada em Timbó. A equipe que representou Ibirama, estreou na competição e mostrou força diante de todas as equipes de SC, garantido a 5ª colocação geral na competição.
A diretora do educandário, Jucimeri Beppler, conta que os jogos das modalidades coletivas aconteceram entre os dias 04 a 07 de julho e envolveram, além de alunos, também professores e todo a comunidade escolar, que ficou em torcida. “Nossas meninas fizeram história em nossa escola e município, estamos orgulhosos”.
Os Jogos Escolares de Santa Catarina é um evento do Governo do Estado por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e realizado em parceria com a prefeitura de Timbó. “A meninas com idade entre 15 e 17 anos participaram pela primeira vez da fase Estadual do JESC que aconteceu na cidade de Timbó. Junto com as professoras Keity e Fabíola e de acordo com a campanha que realizaram, acredita-se que a escola tenha ficado em 5°lugar na classificação Estadual, aguardamos apenas o boletim final do JESC, além de representar a Escola de Educação Básica Orlando Bertoli, as meninas levaram o nome do nosso município”, destaca.
A diretora destaca ainda que os alunos da EEB Orlando Bertoli têm histórico de se destacarem em competições. “Nossas meninas se destacaram nos jogos e tivemos alguns municípios que se interessaram em chamá-las para jogarem fora, o que nos encheu de orgulho. Nossa Escola sempre foi motivo de orgulho no esporte e agora estamos colhendo os louros. Nesta fase Estadual poderia ser convidada jogadoras de outros municípios apoiando nosso time, uma menina de Dona Emma e duas meninas de São Bento do Sul”.
Assim como as meninas do futsal, os alunos da Orlando Bertoli prometem ir longe em outras competições nos JESC. “Temos outras modalidades dos 12 aos 14 anos, que prometem ir longe nas competições. Também um menino já classificado no tênis de mesa para a fase Estadual também. O esporte deve ser incentivado sempre, é oportunizar a criança o direito de conhecer várias modalidades a ponto que se identifique e se interesse em praticar”, finaliza.
Na etapa estadual em sua 13ª edição, os Jogos Escolares, classificou os campeões de cada modalidade para os Jogos Olímpicos da Juventude. Um evento esportivo organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e que acontecerá entre os dias 1º e 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP).