Um dos principais temas da reunião será a ampliação do uso de câmeras OCR

Marcelo Zemke
No próximo dia 27, a Câmara de Vereadores de Ibirama sediará um encontro que reunirá forças de segurança da região para debater estratégias voltadas à melhoria da segurança pública nos 29 municípios do Alto Vale do Itajaí. A iniciativa foi proposta pelo presidente da Câmara de Ibirama, vereador Saulo Fonseca, e contará com a participação de representantes das polícias Militar, Civil e Penal, além de prefeitos e presidentes das câmaras municipais.
Um dos principais temas da reunião será a ampliação do uso de câmeras OCR (Optical Character Recognition), tecnologia que permite a leitura analítica de placas de veículos por meio de inteligência artificial.
O sistema já está implementado em Ibirama, mas a proposta é expandir a iniciativa para toda a região. “Não adianta a cidade de Ibirama estar segura se a nossa região não estiver. Cidades próximas estando seguras, isso acaba refletindo diretamente na segurança de Ibirama e dos municípios vizinhos”, destacou Saulo Fonseca.
O encontro também contará com uma apresentação técnica das forças policiais sobre o impacto e a eficácia das câmeras OCR no combate à criminalidade. A expectativa é que a reunião fortaleça a parceria entre as prefeituras e as forças de segurança para garantir mais investimentos na área.
A reunião será realizada no dia 27, às 19h, na Câmara de Vereadores de Ibirama.
As câmeras de alta tecnologia permitem reconhecer modelos e placas, que através de inteligência virtual consegue reconhecer veículos com pendências, com registro de furtos. Isso é possível através da tecnologia que faz a leitura dos caracteres da placa, e assim otimizando o trabalho dos oficiais, bem como a abordagem de veículos que possam estar em situação irregular.
Mais segurança

Com o sistema OCR é possível criar um alerta com a placa do veículo que foi roubado ou furtado. Ao passar pelo ponto de monitoramento, um aviso é emitido no centro integrado de operações da polícia.
Após isso, os operadores das câmeras solicitam ação policial no local citado. As câmeras captam as placas que identificam irregularidades do veículo e do proprietário: – número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), chassi e da carteira de habilitação. O sistema OCR registra até 400 veículos por minuto.