Tradicional feijoada gratuita está programada para acontecer no sábado, dia 30.
Além de valorizar o agricultor e o motorista, objetivo da festa é promover momentos de interação, diversão e entretenimento de forma gratuita para a comunidade.
Valorizar o agricultor e o motorista. Este é o objetivo da tradicional festa do município de José Boiteux, que chega a 14ª edição promovendo momentos de interação, diversão e entretenimento de forma gratuita para toda a comunidade. Diferentemente das edições anteriores, a festa irá acontecer na Associação Desportiva e Recreativa Independente.

Entre as atrações, destaca-se o desfile de máquinas agrícolas, tratores e caminhões, a saborosa feijoada gratuita, e as apresentações musicais com as tardes dançantes. A Festa do Colono e do Motorista acontece na sexta-feira, dia 29 e no sábado, 30.
A Rainha do município Hérika Loffhagen, com as Princesas Miriã Angioleti (primeira) e Eduarda Tschucambang (segunda princesa), reforçam o convite. “Nos dias 29 e 30 de julho acontece a maior festa do Colono e Motorista da região”, reforçam.
Conforme a programação, a abertura será na sexta-feira, dia 29, às 9h30mint. Em sequência, haverá o seminário com o tema ‘Oportunidades e desafios do agronegócio e agricultura familiar’ e ainda ‘nota fiscal eletrônica e as nocividades para o setor’. A partir das 13h30 acontece a tarde dançante da terceira idade.
Produção de tabaco é destaque
“Opa, e aí colonada, tudo bem?” Talvez você até conheça ou tenha ouvido esse jargão que é bastante utilizado nas redes sociais e em vídeos do fumicultor Giovane Luiz Weber de 44 anos, morador do interior de Santa Cruz do Sul, na localidade de Cerro Alegre Alto. Weber se divide entre a rotina da propriedade, onde o tabaco é o carro-chefe, e a vida como influenciador digital.
O agricultor e influenciador digital será um dos palestrantes da 14º Festa do Colono e Motorista de José Boiteux e irá falar sobre a produção de tabaco, importância da cultura e panorama da safra 2022/2023.
Conforme o prefeito, Adair Antônio Stolmeier, o Pico, a festa busca valorizar o agricultor e o motorista, classes que impulsionam a e economia local. “A festa é do colono e motorista, mas foi pensada para todo o público, desde crianças até a terceira idade, serão dois dias de muita alegria e diversão”, acrescentou.
A economia de José Boiteux é baseada na extração de madeira e principalmente na agricultura. A produção de fumo é uma das principais fontes e renda do município.
Mas devido às dificuldades enfrentadas pelos fumicultores, alguns estão iniciando culturas alternativas como a produção de hortaliças e produção de leite.
Programação
No sábado, dia 30 é dia do tradicional desfile de máquinas agrícolas e caminhões pelo centro da cidade. Como nas edições dos anos anteriores, os veículos que participam do desfile concorrem a prêmios e haverá sorteios de costela fogo de chão para os veículos decorados. Ao meio-dia será servida a feijoada e já para a animação, o ingrediente principal será à tarde dançante com Wilceu Pause e Banda.
Para os apreciadores da tradicional feijoada gratuita, a recomendação é levar pratos e talheres.
Por Marcelo Zemke – Jornal Vale do Norte