Evento reuniu mulheres vencedoras do câncer de mama e ideia é trazer atividade para Ibirama
Marcelo Zemke
A prática de esportes inclusivos para mulheres que venceram o câncer de mama pode ter muitos benefícios, tanto físicos quanto emocionais. Para proporcionar estes benefícios, a cidade de Paulo Afonso na Bahia, teve no sábado, dia 27, o encontro envolvendo mulheres vencedoras do câncer de mama. Foi o 5º ROAMA, Festival Dragon Boat, com a participação de mulheres nessa condição e reuniu participantes do Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, Aracaju e Bahia (Paulo Afonso) e teve também representante de São Paulo.
Junto a este evento, esteve uma família de ibiramenses, da Associação Carranca Boat, que atuou na organização e apoio. Tarcísio Kienen, que está morando há pouco mais de um ano em Paulo Afonso, pratica o remo junto com a esposa e filhos. “Eu e minha família praticamos o esporte, e atuamos como voluntários, auxiliando as remadoras. Atualmente o projeto em Paulo Afonso atende em torno de 80 mulheres vencedoras”, conta.
Segundo os organizadores o principal objetivo do projeto é plantar esperança na reabilitação das sobreviventes de câncer de mama através do esporte.
O evento reuniu mulheres para conhecer a prática do Dragon Boat, que de acordo com estudos da Universidade de British Columbia, no Canadá, beneficia portadoras de câncer de mama, por conta da remada que “exige uma repetição do movimento dos braços e ombros”.
O estudo concluiu, entre outros benefícios, que a atividade esportiva promove uma redução do inchaço do linfodema, desenvolvido por 30% das mulheres com câncer de mama. ROAMA : Na linguagem indígena o vocábulo significa Permanecer de Pé, e traz o forte valor simbólico da atividade.
Kienen e a esposa e filhos, fazem parte de uma equipe ligada a Associação, sendo também capitão da equipe infantil. “A associação também conta com núcleos sociais, e trabalha com crianças com o Projeto Remo nas Escolas. Recebemos esse mês um barco adaptado para portadores de necessidade especiais. Temos equipes da melhor idade com 120 jovens senhoras e senhores, que tem atividade física semanalmente no remo”, explica.
O time adulto compete em provas do naipe masculino e feminino. “No final de 2023, participamos do Remo de Ouro, fora mais de 600 atletas nas diversas categorias, e nessa competimos pelos times principais”, disse.
Ele revela que a intenção é trazer o esporte para o Vale Norte. “Aqui o esporte é oferecido gratuitamente e queremos levar para o Vale Norte”, conta.
Carranca Boat
A organização do grande evento foi da Associação Carranca Boat de Paulo Afonso que tem como presidente o idealizador dessa atividade, o italiano Cesare de Carli. “Ele adaptou o tradicional símbolo do dragão para uma carranca, adorno comumente utilizado nas embarcações que navegam pelo Rio São Francisco, e aqui formou a associação Carranca Boat. Na frente das embarcações, ao invés de um dragão é colocado uma carranca”, explica.
O evento foi realizado no Balneário Abelardo Wanderley e, independente da beleza da competição, dos grandes barcos singrando nas águas do Balneário ao ritmo do tambor e as mulheres participantes com suas roupas e bandeiras dos seus times nas cores vivas, um tocante momento trouxe muita emoção ao evento. Foi o momento da Cerimônia das Flores, quando todas as mulheres sobreviventes do câncer de mama recebem uma rosa.