Vitor Marian conquista segundo Ouro na OBMEP
O estudante Ibiramense Vitor Marian, do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Ibirama, conquistou a Medalha de Ouro no nível 3 da 18ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas nesta edição.
Ainda no ano passado, pela Escola Municipal Christa Sedlacek , Vitor esteve entre os 92 estudantes catarinenses premiados no evento de entrega das medalhas de Ouro da 16ª e 17ª OBMEP, realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis. As escolas catarinenses enviaram uma das maiores delegações entre os ganhadores.
Os alunos de cada edição estão identificados pelas cores diferentes das camisetas do evento. De verde, estão os ganhadores da 16ª edição. Em roupa amarela, os ganhadores da 17ª edição. Os estudantes que foram premiados em ambas as edições, de 2021 e 2022, ganharam uma camiseta especial metade verde e metade amarela.
Vitor Marian, também havia conquistado o Ouro na 17ª OBMEP.
Sobre a OBMEP
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Destinada a estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.