Estão abertas as inscrições para Bombeiro Mirim 2024 em Ibirama

Picture of Jor. Marcelo Zemke

Jor. Marcelo Zemke

No ano passado, foram 22 adolescentes atendidos pelo projeto

Estão abertas as inscrições para o curso de Bombeiro Mirim, em Ibirama. A iniciativa é dos Bombeiros Voluntários e de acordo com o comandante da corporação, Rudinei Pinsegher, ele vai atender adolescentes de 13 a 15 anos. Os encontros acontecem aos sábados, a cada 21 dias.

No ano passado, foram 22 adolescentes atendidos pelo projeto. “Ao total, foram formados 22 adolescentes em bombeiro mirim no decorrer do ano de 2023”, informou.

O curso é ministrado há pelo menos nove anos e tem o objetivo de promover a valorização da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes, através da preparação dos mesmos para as ações de defesa civil e com práticas vivenciais de prevenção e segurança junto aos bombeiros.

Conforme o comandante, o curso objetiva transformar os participantes em jovens que se destacam na sociedade, com uma metodologia de ensino e inovadora, com temas que não são abordados em escolas tradicionais, tal como valores familiares, disciplina, hierarquia, amor à pátria, entre outros. “Este projeto tem como objetivo contribuir na formação de crianças e adolescentes utilizando como referência valores da cidadania, prevenção contra as drogas, civismo, ética, respeito a pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, em consonância com as orientações básicas de saúde, além de estimular a resiliência na inserção do aluno no mundo globalizado, de forma consciente, protagonista e crítico transformador, promovendo a superação de dificuldades e prevenindo a evasão escolar”.

Além do acionamento, o jovem aprende o que fazer em uma situação de emergência junto a um familiar ou amigo. O curso é parte do programa de prevenção de acidentes junto à comunidade. “É uma maneira de nos mostramos junto à comunidade, trabalhando a prevenção; A prevenção é o melhor remédio. Com o curso, o jovem terá noções de primeiros, socorros e prevenção de acidentes domésticos e vai poder divulgar este conhecimento junto aos familiares e quem sabe, no futuro se tornar um bombeiro voluntário”.

Cada aluno formado atua como multiplicador fora da escola. “Desde que o projeto foi implantado, percebemos uma grande redução nos atendimentos por queimaduras e demais acidentes domésticos. Este é o caminho acertado, atuar na prevenção e formar um exército de multiplicadores de conhecimento”, disse.

As inscrições poderão ser feitas através do WhatsApp (47) 98885-4909, com a Elisabete

Hansahoehe completa 88 anos

Prédio foi confiscado em 1942 e devolvido à comunidade em 20 de setembro de 1986 Fotos Arquivo Marcelo Zemke O edifício Hansahoehe, um marco arquitetônico

Read More »