Alunos, professores, pessoas da comunidade e bombeiros voluntários estiveram na Estação de Tratamento de Esgoto da CASAN em Ibirama nos dias 19 e 20 de agosto. Durante a visita eles puderam conhecer todas as fases do processamento do efluente para que possa retornar à natureza com segurança, sem prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente.
O estudante Eduardo Erich Krüger, de 10 anos, conta que a experiência para ele e toda a turma do 5º ano da Escola Municipal Bairro Operário foi de muito aprendizado. “Nós pudemos conhecer o passo a passo do tratamento do esgoto, recebemos orientações do bom uso da rede, agora basta aplicar na nossa vida”.
Além dos colegas da escola do Eduardo, ainda passaram pela estação na sexta-feira (19), estudantes da Escola Municipal Christa Sedlacek e da Escola de Educação Básica Gertrud Aichinger. Já no sábado (20) foi a vez da comunidade em geral conhecer as estruturas.
“Eu, que moro na área em que o sistema está disponível, e também já uso o serviço, tinha muita curiosidade de conhecer essa estrutura e saber como é feito todo o tratamento do nosso esgoto. Achei tudo bem interessante”, afirma o morador do bairro Centro, José Nunes.
As visitações nas instalações foram guiadas pelos profissionais da CASAN que operam a estação de tratamento e detalharam cada etapa. “Abrir as portas da estação para a comunidade é fundamental para que as pessoas entendam a efetividade do nosso tratamento de esgoto e como ele é importante para a preservação da natureza”, destaca o chefe da agência da CASAN de Ibirama, Fábio Probst.
A rede coletora de esgoto para tratamento está disponível há cerca de um ano para 1.045 imóveis de Ibirama, nos bairros Centro, Operário e Taquaras. Todas as residências e estabelecimentos foram visitados por assistentes sociais nos últimos meses, com o objetivo de sensibilizar os proprietários sobre a importância do uso do sistema.
O chefe da agência local da CASAN reforça que desde abril, quando o trabalho de sensibilização iniciou na comunidade, foi possível notar um grande aumento na procura dos moradores para realizar as ligações, demonstrando que a população reconheceu os benefícios do tratamento adequado para o esgoto.
“Aos moradores que ainda não ligaram o esgoto do seu imóvel na rede, os nossos servidores da CASAN de Ibirama estão à disposição para esclarecer dúvidas que possam surgir durante a obra, o contato pode ser feito pelo telefone 3357-2179”, afirma Fábio.