Objetivo é conscientizar sobre a importância do tratamento adequado do esgoto.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ibirama, localizada na Rua 25 de Julho, estará aberta para visitação nos dias 19 e 20 de agosto. Na oportunidade, a população poderá conhecer cada etapa do processo, desde a entrada até a saída do esgoto, quando o efluente está pronto para voltar à natureza.
O passo a passo será apresentado por profissionais da CASAN, que irão explicar como ocorre o tratamento. “Essa é a chance dos moradores verem na prática o sistema de esgotamento sanitário em funcionamento. O processo feito na nossa estação é muito eficaz e cumpre todas as normas exigidas para que o efluente seja liberado na natureza sem contaminar o meio ambiente”, destaca o chefe da agência da CASAN de Ibirama, Fábio Probst Tomaz.
Na sexta-feira, dia 19, as visitas serão direcionadas para estudantes. Turmas das Escolas Municipais Bairro Operário e Christa Sedlacek e também da Escola de Educação Básica Gertrud Aichinger estão confirmadas para mais essa ação de conscientização da população.
Já no sábado, dia 20, no período da tarde, a estação estará aberta para toda a população, sem necessidade de agendamento. Uma visita guiada com os técnicos está agendada para às 14h, momento em que os moradores poderão esclarecer dúvidas sobre todo o sistema de tratamento e rede coletora de esgoto.
A visitação faz parte do Projeto Técnico Social (PTS), realizado pela empresa Econsult Group, à serviço da CASAN, que objetiva conscientizar a comunidade ibiramense sobre a importância do tratamento adequado do esgoto. Além dos benefícios para o meio ambiente, a destinação adequada contribui para a saúde pública.