Na verdade, o diagnóstico positivo é de um paciente de Gaspar, que teve amostra coletada por filial do Laboratório Ibirama
No boletim diário de atualização sobre os casos do novo coronavírus em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou ontem (27), que Ibirama passava a entrar para a lista de cidades com pacientes confirmados. Entretanto, a Secretaria de Saúde do município não tinha conhecimento deste caso, e na manhã de hoje foi esclarecido que houve um erro no cadastro, e, portanto, Ibirama segue sem a confirmação da doença na cidade.
Conforme nota divulgada pela prefeitura, após contato feito com a Vigilância de Divisão Epidemiológica (DIVE) e Vigilância Epidemiológica Regional, ficou esclarecido que na verdade a suposta confirmação de Covid-19 em ibirama, se tratou de um erro no software que alimenta o sistema de notificação do Estado.
O que ocorreu foi que uma amostra foi recolhida pelo Laboratório de Análises Clínicas Ibirama, em Gaspar. Como a empresa possui uma única razão social, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) acabou atribuindo o caso para o município de Ibirama. Porém, a confirmação é de um paciente de Gaspar.
O Laboratório de Análises Clínicas Ibirama também divulgou nota reforçando que a coleta foi realizada na filial de Gaspar. Ainda segundo a empresa, até o momento da divulgação do boletim pela SES no fim do dia de ontem, a notificação não estava registrada no sistema e-SUS VE, devido instabilidade.
Até o momento, o boletim divulgado pela SES nesta segunda-feira segue constando um caso confirmado para Ibirama, a expectativa é que a correção seja feita na divulgação dos novos casos desta terça-feira.
Redação Rede Vale Norte de Comunicação