Moradora acabou fraturando o fêmur em uma queda e precisa de uma prótese
Marcelo Zemke
O que era para ser um período de descanso e a realização de um sonho, virou um pesadelo para um casal de Presidente Getúlio, após um incidente durante uma viagem de motorhome pela Argentina. O que era para ser a viagem da vida para o casal Delzi da Conceição Silva de 69 anos e de Alcídio da Silva 73 anos, se transformou em uma tremenda ‘dor de cabeça’, já que por conta de um acidente, Delzi acabou fraturando o fêmur em uma queda e agora precisa de uma prótese.
“A o chegar em Buenos Aires, ela acabou caindo e quebrou o fêmur na altura do quadril. Desde o dia 16 está internada. Primeiro em El Bolson e agora em Bariloche onde conseguiram cirurgia gratuita, porém a prótese, o Cido tem de pagar”, relatou.
O acidente aconteceu quando estavam em Buenos Aires. Ela está internada no Hospital Zonal Bariloche, que é um hospital público localizado na Província de Río Negro.
Conforme informado, ela não pode voltar ao Brasil, pois podem haver complicações durante a viagem, ocasionando em risco de morte. “Ela não pode ser transportada por avião por causa da pressão que pode dar um edema pulmonar e ela sofrer uma parada cardíaca. Ele tem que ser operada aqui, e temos que conseguir esta prótese de qualquer maneira”, disse Alcídeo.
Vaquinha online
O casal busca arrecadar recursos para custear a prótese através do site Vakinha. Delzi precisa levantar cerca de R$30mil (5 milhões de pesos argentinos) para colocar uma prótese.
Até o momento, foram arrecados cerca de R$ 5,6mil. “Queremos arrecadar este valor para comprar esta prótese, nem um centavo a mais. O resto, nós nos viramos”, esclareceu Alcidio.
A viagem iniciou no dia 7 de janeiro, quando saíram de Presidente Getúlio com destino ao País do Tango, que seria o primeiro roteiro da viagem. “Há 20 anos planejamos esta viagem. Comprei um motorhome com muito custo e resolvemos viajar”.
O acidente aconteceu quando o casal visitava os pontos turísticos em Buenos Aires, onde a Delzi acabou escorregando em uma calçada, ainda no dia 10 de janeiro. “Chamamos a ambulância e ela foi examinada e disseram que não havia quebrado e que poderíamos continuar a viagem mesmo assim, mas a coisa era bem mais grave do que pensávamos”.
Quando o casal chegou à Bariloche no dia 13, Alcídio teve que levar Delzi para hospital por conta das queixas de dores. “Eles a examinam e disseram que era nervo, então seguimos para El Bolson, a 130 quilômetros de distância. Lá ela continuou se queixando de dores e desmaiou. A levei para o hospital, onde constaram em um raio x, que estava mesmo quebrado”, disse.
Por não terem plano da saúde, a paciente teve que ser transportada para o hospital público em Bariloche de ambulância. “No hospital fui informado que eles só realizam a cirurgia e que hospital público não tem dinheiro para comprar a prótese. Quem deve comprar é o paciente”, disse.
Quem quiser ajudar o casal a custear a prótese pode fazer um PIX pela chave 4404486@vakinha.com.br . O ID da vaquinha é 4404486.