Um produtor de fumo e milho, da localidade de Rafael Alto, em Ibirama, resolveu inovar. Com objetivo de ampliar a produção e reduzir custos de manejo, investiu em tecnologia e atualmente é um dos primeiros produtores da região ao utilizar drone para a aplicação de insumos e defensivos agrícolas.
A área de manejo dentro da propriedade é de pouco mais de 10 hectares. Mesmo assim, justificou o investimento de R$ 220 mil feito na nova ferramenta. Segundo o proprietário, Guilherme Harnisch, a aplicação tratorizada, por meio terrestre, acaba ocasionando uma perda de produção devido ao amassamento da terra e perda de plantas. “Com o uso do drone, no cultivo de milho e soja por exemplo, a expectativa de aumento de produção é de seis a oito sacas por hectar, sem causar nenhum tipo de prejuízo ao solo ou as plantas”, explicou.

O equipamento é utilizado para a pulverização de defensivos, como herbicida, fugicida, inseticida e até mesmo adubação de qualquer tipo de cultivo.
Harnisch conta que o uso do equipamento também promove melhor qualidade de vida ao produtor rural, que tem menor contato com o defensivo. “Mesmo com o uso de EPIs, a gente sempre acaba tendo algum tipo de contato com o produto. Com o drone, não, pois conseguimos trabalhar com um bom distanciamento do equipamento”, explicou.
O produtor conta também que está a disposição de outros agricultores para locação do equipamento para serviços de pulverização de insumos e defensivos agrícolas.
Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama – Texto: Rafael Beling – Jornalista SC 03532-JP