É necessário a participação de pelo menos 50% em cada segmento de votantes nas eleições para validar processo
Marcelo Zemke
Alunos, pais e professores estão se mobilizando para as eleições dos PGEs (Planos de Gestão Escolar) e, por consequência, dos diretores das escolas estaduais, que serão realizadas no domingo (3) e segunda-feira (4). A escolha dos Planos de Gestão Escolar exige uma participação de pelo menos 50% em cada segmento de votantes nas eleições.
Em Ibirama, serão escolhidos os novos diretores 2024/2027 das EEBs Gertrud Aichinger, Walmor Ribeiro e Eliseu Guilherme. Pela primeira vez, o Estado exige uma participação mínima de 50% em cada segmento de votantes, elevando a importância da adesão da comunidade no processo eleitoral. “Necessitamos que tenhamos 50% de todos os segmentos, ou seja, metade dos alunos, metade dos pais e metade dos professores, vindo votar para a eleição ser validada”.
A Secretaria do Estado da Educação ressalta a importância da eleição democrática e enfatiza a importância das pessoas avaliarem as propostas dos PGEs segundo a necessidade de cada unidade educacional.
Local de votação
A votação para escolha dos PGEs acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, nas escolas da Rede Estadual de Ensino, exceto nas Escolas Indígenas, de Assentamento, Quilombolas e no Instituto Estadual de Educação (IEE). No primeiro dia, a votação poderá ser feita das 8h às 17h. Já no segundo dia, o período será maior, das 7h às 20h.
Veja quem pode votar:
– Alunos devidamente matriculados na unidade escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação Profissional
– Profissionais da educação em efetivo exercício na unidade escolar que compõem o quadro do magistério (Professor, Especialista em Assuntos Educacionais, Assistente Técnico-Pedagógico e Assistente de Educação)
– Um responsável legal por família dos alunos devidamente matriculados na unidade escolar
A participação da comunidade escolar se demonstra de extrema importância, uma vez que desenvolve a gestão democrática, estabelecendo a possibilidade da escolha do PGE por meio da análise de propostas homologadas. O Plano tem o objetivo de esclarecer as metas, objetivos e ações dos próximos anos das escolas estaduais, na gestão de 2024 até 2027.