Pela primeira vez, a escola venceu a etapa final, considerada uma das mais desafiadoras
A Escola de Educação Básica José Clemente Pereira, de José Boiteux, brilhou na fase Regional Leste-Norte do 24º Festival Escolar Dança Catarina, realizado no último sábado, 30 de novembro, em Taió. Pela primeira vez, a escola venceu a etapa final, considerada uma das mais desafiadoras pela alta qualidade dos trabalhos coreográficos apresentados por delegações de cidades como Joinville, Indaial, Ibirama e Witmarsum.
Na categoria Infantil Livre 1, com a temática “Os 17 ODS da ONU”, a coreografia “Uma noite com minha ansiedade” alcançou o 3º lugar, e a aluna Maitê Madeira foi reconhecida como Dançarina Destaque. Já na categoria Infantil Livre 2, a apresentação “Cordel Encantado” conquistou o 1º lugar e o prêmio de Coreografia Destaque, enquanto “Ditadura Nunca Mais” garantiu o 3º lugar, reforçando o excelente desempenho da equipe.
O projeto, coordenado pelo professor, dançarino e coreógrafo Lucas Mokonã, celebra quase uma década de resultados expressivos. “Essa é a primeira vez que José Boiteux vence a última etapa do festival, considerada por muitos, a mais importante, devido à alta competição de trabalhos coreográficos de alta qualidade. Essas conquistas refletem a dedicação dos alunos e o comprometimento da escola em incentivar a arte e a cultura como ferramentas de transformação social”, destacou Mokonã, que atua há 9 anos no município.
Além dos prêmios, o grupo emocionou o público e os jurados com a criatividade, técnica e engajamento social nas temáticas escolhidas. As coreografias abordaram questões contemporâneas e históricas, como a ditadura e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, transmitindo mensagens de impacto e conscientização.
Esse marco é motivo de orgulho para José Boiteux, que segue se consolidando como um polo de talentos artísticos, representando com excelência o município no cenário estadual.