Documentário destaca história da EFSC em Apiúna

Jor. Marcelo Zemke

Jor. Marcelo Zemke

“História Sobre Trilhos: Estrada de Ferro em Apiúna” resgata memórias e valoriza patrimônio cultural

Marcelo Zemke


A história da Estrada de Ferro de Santa Catarina (EFSC) é contada no Especial História sobre Trilhos: Estrada de Ferro em Apiúna. O documentário foi produzido pelo morador de Apiúna, Alexandro de Souza, para o seu canal ‘Sabia Disso?’. “Neste documentário, você embarcará em uma jornada emocionante e repleta de aprendizados, explorando a beleza e a importância histórica da Estrada de Ferro em Apiúna. Destacando o icônico Trem do Vale Europeu, a restauração da locomotiva e do trecho da linha, e seu funcionamento até os dias atuais”.

O vídeo de 25 minutos de duração aborda a construção da ferrovia, no início do século passado por descendentes alemães. “Com imagens deslumbrantes, fotos reais com descrições detalhadas e uma narrativa envolvente, este especial nos transporta ao passado, proporcionando uma viagem rica em informações valiosas através de depoimentos emocionantes”.

Conforme Alexandre, entre os objetivos da produção está a preservação da memória histórica da Estrada de Ferro e do Trem Maria Fumaça em Apiúna, além da conscientização do público sobre a importância e funcionamento da ferrovia na região. O documentário também busca da valorização do patrimônio cultural ferroviário de Apiúna, a promoção do turismo cultural na cidade, e o engajamento da comunidade local na preservação e celebração dessa história ferroviária.

O documentário foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo nº 195/2022.

A EFSC foi inaugurada em 3 de maio de 1909 e desativada em 1971. Já o ramal Ibirama havia sido desativado em 1964. A ferrovia teve sua construção iniciada com capital e tecnologia alemã, vindo a ser a única no Brasil construída pelos alemães.  Atualmente, o passeio turístico, histórico e cultural da Estrada de Ferro Santa Catarina, acontece todos os meses no Centro da localidade de Subida, município de Apiúna, as margens da Estrada Geral Subida.

O documentário

A cidade de Apiúna, é cenário do novo documentário “História sobre Trilhos: Estrada de Ferro em Apiúna”, que já está disponível no Canal Sabia Disso? No Youtube. Este curta-metragem de 25 minutos explora a rica história da Estrada de Ferro em Apiúna que desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da região. Além de compartilhar o processo de restauração do trecho da linha existente no Trem do Vale Europeu no Médio Vale do Itajaí.

Produzido em alta definição, o documentário inclui imagens aéreas deslumbrantes de Apiúna, capturando a paisagem exuberante da região.

Tópicos abordados no documentário


Localização e Importância: Apiúna, localizada a cerca de 50 km de Blumenau, é uma cidade jovem com uma história ferroviária significativa.

Estrada de Ferro Santa Catarina: Fundada em 1906 por um consórcio alemão, começou a operar em 1909, conectando Blumenau a Hansa, Ibirama.

Impacto e Desenvolvimento: A ferrovia modernizou o transporte na região, facilitando o crescimento econômico e territorial.

Preservação Histórica: Embora desativada em 1971, a ferrovia é mantida viva por trabalho voluntário, proporcionando passeios nostálgicos no trem Maria Fumaça.

Legado Duradouro: A ferrovia moldou a história e a geografia do Médio Vale do Itajaí, deixando um legado de progresso e desenvolvimento.

“A Estrada de Ferro Santa Catarina deixou um legado de progresso e desenvolvimento, moldando a história e a geografia de Apiúna e toda região para sempre”
Inscreva-se no canal
https://www.youtube.com/@sabiadissso

Link do documentário